sucesso, principalmente devido ao conturbado período político que vivia o País. A diretoria
daquela universidade, ligada ao regime militar antidemocrático, defendia a adoção do novo
modelo em substituição total às aulas presencias. Além disso, a maneira como foi
conduzido o projeto acabou por impossibilitar a colaboração crítica dos quadros da própria
universidade na produção, avaliação e administração dos recursos. Trabalhos com
educação a distância acabaram cessando em poucos anos.
Mais tarde, em 1985, com a democratização da UnB, novos experimentos lograram
êxito. O curso sobre a Constituição Brasileira, que estava por ser re-elaborada naquela
época, levou ao debate mais de 100.000 alunos em todo o País. Com o sucesso desse curso,
muitos outros foram criados, grande parte deles em estreita colaboração com os quadros da
Universidade, dentro da área de extensão Universitária com a supervisão direta da Reitoria.
Atualmente, a UnB conta com um Centro de Educação Aberta, Continuada e a
Distância - CEAD, que já produziu vários cursos de grande sucesso. O de maior destaque
é o "Direito Achado na Rua", coordenado pelo Prof. José Geraldo de Sousa Júnior,
utilizado também em outras universidades e outras organizações da sociedade civil. Esse
curso transformou-se em "Introdução Crítica ao Direito", e é ministrado através de
materiais impressos, vídeo e tutoria a distância. Além desse, a UnB produziu cursos sobre
Abuso de Drogas, Freud, Introdução à Informática e vários outros (Nunes, 2000).
Em 1978, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, de São Paulo,
criou, a nível experimental, o programa Auto-Instrução com Monitoria (AIM). A partir de
1980, o AIM tornou-se regular, oferecendo cursos de leitura e interpretação de desenho
técnico mecânico, matemática básica e eletrônica. Mais tarde, foram criados, também,
cursos de tecnologia mecânica, usinagem, elementos de máquinas, resistência de materiais,
formação de microempresários e outros. Entre 1980 e 1990, cerca de 23.700 alunos
concluíram cursos ofertados pelo AIM (SENAI, S/d).
Algumas outras experiências realizadas no Brasil também merecem ser destacadas.
A Associação Brasileira de Tecnologia Educacional iniciou, em 1980, o Programa de
Aperfeiçoamento do Magistério de 1° e 3° Graus a Distância. Esse programa atendeu, até
1991, 18.368 professores-alunos, localizados em 697 municípios, incluindo-se convênios
com secretarias de educação e universidades. A Associação Brasileira de Educação
Agrícola Superior já formou, desde 1982, mais de 5.000 profissionais em sua pós-
graduação latu-sensu baseada em tutoria a distância. A Fundação Brasileira para o