RESUMO
No mundo atual o corpo tem sido discutido e tratado sob as mais diferentes
perspectivas, incluindo-se nesse contexto a perspectiva da corporeidade. Nesse
sentido, a corporeidade é uma tentativa de superar as antigas e dominantes
interpretações, desde a dicotomia platônica e cartesiana até a visão de corpo como
máquina ou como simples objeto. Quando pensamos e discutimos sobre escola e sobre
Educação Física escolar, é possível identificarmos diferentes concepções de corpo, que
influenciam não somente a prática pedagógica dos professores, mas também e,
principalmente, a concepção de corpo dos alunos. Portanto, é fundamental investigar as
relações construídas na instituição escolar, desde os alunos até a equipe técnica
responsável pela escola. Este trabalho se caracteriza por um estudo de caso descritivo,
de caráter qualitativo e tem por objetivo desvelar como a escola contribui para a
construção da concepção de corpo dos alunos. Para a realização da pesquisa, optou-se
pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2003) que propõe a
construção de um discurso único, na primeira pessoa do singular, a partir de
depoimentos semelhantes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram
entrevistas semi-estruturadas com professores, equipe técnica e coordenação
pedagógica, questionários com questões abertas para o corpo discente do 4º ano do
Ciclo II, observação das aulas dos professores-participantes, pesquisa bibliográfica,
leitura e análise dos documentos oficiais da escola (Projeto Pedagógico e Planejamento
de Educação Física). O trabalho está estruturado em cinco capítulos. No primeiro
capítulo, intitulado “Corpo no paradigma cartesiano: no tempo, na escola e na Educação
Física escolar”, procurou-se situar as diferentes concepções de corpo ao longo da
história. O segundo capítulo, intitulado “A Pesquisa”, foi destinado aos procedimentos
metodológicos. No terceiro capítulo, intitulado “Análise dos dados”, demonstrou-se a
análise dos dados e as discussões provocadas por tais análises. O quarto e último
capítulo, intitulado “A busca de um novo paradigma da corporeidade: reflexões finais” é
dedicado à discussão da corporeidade como uma nova possibilidade de entendimento
para os fenômenos discutidos anteriormente. Os resultados encontrados com a
construção dos DSC permitem considerar o conceito de corpo em uma diversidade de
concepções, desde a que apresenta o corpo como simples matéria até a mais
abrangente, que discute corpo em várias dimensões, entre elas a biológica, a
emocional, a espiritual, entre outras. Também é preciso ressaltar a necessidade de
superação dessa concepção dominante (platônica) na busca de diferentes
possibilidades pedagógicas que considerem o corpo em suas múltiplas dimensões.
Palavras-chave: Corporeidade, Educação Física, Escola