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TABELA 4 –– PERCENTUAL DE ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE DO ENSINO
FUND NOS ESTÁGIOS DE CONSTRUÇÃO DE
COMPETÊNCIAS –– LÍNGUA PORTUGUESA –– REGIÕES ––
2001 e 2003
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste
Estágio
2003 2003 2001 2003 2001 2003 2001 2003 2001 2003
Muito Crítico 22,61 21,18 33,42 29,32 15,79 12,93 13,47 11,57 20,50 14,91
Crítico 44,89 45,24 41,75 41,85 30,82 31,03 35,70 35,71 39,23 37,60
Intermediário 31,00 31,86 22,94 26,77 45,20 48,32 45,79 47,67 36,64 43,28
Adequado 1,51 1,72 1,88 2,06 8,20 7,72 5,04 5,05 3,63 4,20
TOTAL 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100
FONTE: INEP
NOTAS: (1) Muito crítico: não desenvolveram habilidades de leitura mínimas com quatro anos de escolarização;
não foram alfabetizados adequadamente e não conseguem responder aos itens da prova.
(2) Crítico: não são leitores competentes, lêem ainda de forma pouco condizente com a série,
construíram o entendimento de frases simples. São leitores ainda no nível primário, decodificam
apenas a superfície de narrativas simples e curtas, localizando informações explícitas, dentre outras
habilidades.
(3) Intermediário: está começando a desenvolver as habilidades de leitura mais próximas do nível
exigido para a série; inferem informações explícitas em textos mais longos; identificam a finalidade
de um texto informativo; reconhecem o tema de um texto e a idéia principal e reconhecem os
elementos que constroem uma narrativa, tais como o conflito gerador, os personagens e o desfecho
do conflito; entre outras habilidades.
(4) Adequado: são leitores com nível de compreensão de textos adequado à série; leitores com
habilidades consolidadas; estabelecem a relação de causa e conseqüência em textos narrativos mais
longos; reconhecem o efeito de sentido decorrentes do uso da pontuação; distinguem efeitos de
humor mais sutis; identificam a finalidade de um texto com base em pistas textuais mais elaboradas,
depreendem relação de causa e conseqüência implícitas no texto, além de outras habilidades.
Além disso, também são avaliados pelo SAEB, por meio da aplicação de um
questionário, alguns fatores contextuais e escolares que incidem na qualidade do ensino
básico, sendo estes: características da infra-estrutura da unidade escolar; perfil do diretor e
mecanismos de gestão escolar; perfil e prática docente; características socioculturais e
hábitos de estudo dos alunos. Ressalta-se que não serão citados os resultados desse
questionário por não ser esse o objetivo do estudo em questão.
Ao divulgar os resultados de sua avaliação para todo o país, o SAEB contribui com
o MEC e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação para que estes possam
definir ações voltadas para a correção de distorções e debilidades identificadas, visando ao
desenvolvimento do sistema educacional e a redução das desigualdades existentes nele.