
EITHER/OR
JOGO EM KIERKEGAARD – KIERKEGAARD EM JOGO
RESUMO
O jogo de escrita fabricado por Kierkegaard, em Either/Or, constrói, propositadamente, brechas de interpretação,
configurando-se o eu da escritura como autor/jogador astuto que lança mão de artifícios escriturais que se
refletem na pseudonímia e na matéria narrada. O conceito de jogo, bem como o próprio ato de jogar, serão, pois,
importantes à análise que aqui se intenta. Em Either/Or, os autores sobrepostos ora se impõem como novos
prospectos de leitura e releitura, ora se transformam no elemento lúdico que reverbera em torno de si mesmo
enquanto categoria crítica e interpretativa relevante. Sem desconsiderarmos os fatos complexos da interioridade
de Kierkegaard como, por exemplo, viver a liberdade subjetiva diante da ética e da pressão religiosa,
primeiramente, avaliaremos a incidência lúdica nos seus textos, partindo da visão analítica de jogo, para depois,
então, confrontarmos sua autonomia criativa (e de seus pseudônimos) com o jogo de reconstrução de sentido
próprio da atividade do leitor. Either/Or, conforme conceito formulado por Wolfgang Iser, instaura condições de
comunicação e suscita o jogo de respostas decorrentes dos efeitos estéticos produzidos na mente do leitor. Se
isso pode ser dito, lato sensu, sobre qualquer obra ficcional, no caso da escrita de Kierkegaard essa suspensão
se dá como projeto escritural que vai sendo explicitado, simultaneamente, a seu processo de construção, de jogo
levado a extremos labirínticos através das sobreposições de eus escriturais. Na análise de Either/Or,
pretendemos, além de contemplar o jogo de autorias forjadas que recortam o texto, tentar apreender a
construção do discurso, partindo do princípio que Kierkegaard, ao elaborar os dois prefácios ficcionais, tanto na
introdução de Either/Or quanto em Diário de um Sedutor, utiliza-se da memória enquanto estratégia de criação
literária. A partir dos dois prefácios citados, procuraremos estabelecer a relação comparativa entre o perfil do
narrador e o universo narrado, entre o narrador, simultaneamente, sujeito e objeto da história, entre os
acontecimentos passados reconstruídos, no presente, através da escrita.
PALAVRAS-CHAVE: KIERKEGAARD, EITHER/OR, DIÁRIO, SEDUTOR, MEMÓRIA, JOGO, ELEMENTO LÚDICO,
PSEUDONÍMIA, AUTOR, JOGADOR, PREFÁCIO.
ABSTRACT
The writing game produced by Kierkegaard in Either/Or, purposively constructs interpretation gaps, so that the
writing self is configured as an astute author/player who uses writing artifices that are reflected both in
pseudonymity and narrated matter. The concept of game, as well as the very act of playing, will thus be important
in the analysis intended here. In Either/Or, the superimposed authors either impose themselves as new prospects
of reading and rereading, or transform themselves into the ludic element that reverberates around itself as a
relevant category of critique and interpretation. Not considering the complex facts that relate to Kierkegaard‟s
interiority, for example, living the subjective liberty in the presence of ethics and religious pressure, first of all, we
shall evaluate the ludic incidence in his texts, starting from the analytic view of the game, and, thereafter, we shall
confront his creative autonomy (and that of his pseudonyms) as a game of reconstruction of senses peculiar to
the reader´s activity. Either/Or, according to the concept formulated by Wolfgang Iser, establishes conditions of
communication and engenders the game of answers resulting from the esthetic effects produced in the reader‟s
mind. If that can be said, sensu lato, about any fictional work, in the case of Kierkegaard‟s writing this suspension
happens as a writing project that is slowly being made explicit, simultaneously, to its process of construction, and
of game taken to labyrinthine extremes through the juxtaposition of the writing selves. In the analysis of Either/Or,
we intend to, other than contemplate the game of forged authorships that intersperses the text, try to apprehend
discourse construction, considering that Kierkegaard, as he elaborates the two fictional prefaces, one in the
introduction of Either/Or and the other in The Seducer´s Diary, uses memory as a strategy of literary creation.
Regarding the mentioned prefaces, we intend to establish a comparative relation between the narrator‟s profile
and the narrated universe, simultaneously, subject and object of the story, and amongst the reconstructed past
events, in the present, through writing.
KEYWORDS: KIERKEGAARD, EITHER/OR, SEDUCER, DIARY, MEMORY, GAME, LUDIC ELEMENT, PSEUDONIMITY,
AUTHOR, PLAYER, PREFACE.