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Com relação à edição digital não-linear, existem vantagens não só em
relação às ilhas analógicas de vídeo como também em relação à edição em película.
Ohanian (1993) observa o seguinte:
A edição de filmes, como sabemos, é um processo não-linear. Nós somos
capazes de tentar muitas variações em torno de um tema de acordo com
nossa necessidade, desde que tenhamos a habilidade de reordenar
fisicamente os pedaços de filme. Mas a edição de filme é também um
processo destrutivo. Nós não somos capazes de tentar algo sem
fisicamente cortar o filme, dividindo-o em partes e analisando os resultados.
Da mesma forma, se continuarmos experimentando com os mesmos
quadros, nós precisaremos mandar duplicar aquele pedaço de filme; não
existem muitas condições para esse uso efetivo. A edição através do
videoteipe é um processo não destrutivo. Nós estamos capacitados a
trabalhar com o material original sem danificá-lo fisicamente e, desde que
tenhamos habilidade para gravar o material de novo, nós poderemos prever
uma edição… Mas o videoteipe é um processo linear. Uma hora temos que
tomar a decisão e editar cena por cena. Quando tomamos a decisão, isso
consome tempo e esforço para revisão e para mudanças.
Para Ohanian, a diferença principal entre o método de edição não-linear
digital e a edição analógica é a forma de armazenar e acessar o material. É isso que
torna viável a utilização de uma infinidade de ferramentas que vão dar agilidade e
permitir que o editor faça uma série de experimentos impraticáveis nas ilhas
analógicas. Com relação ao cinema, a vantagem é que não há o risco de se estragar
a película por excesso de cortes ou manuseio excessivo do filme. Ou seja, a
manipulação digital de imagens permite que as cópias sejam exatamente iguais aos
originais, possibilitando um sem número de utilizações. Embora os programas de
edição não-linear acrescentem vantagens às tecnologias anteriores de edição, os
processos de edição em si não são vistos pelo público. As edições digitais não-
lineares dizem respeito à agilidade no processo e ao conforto para o trabalho,
apenas o conteúdo do filme vai definir sua qualidade, neste aspecto não há
substituição entre as duas formas de trabalho (linear e não-linear).
As mesmas vantagens de edição citadas para os imagens digitais se
aplicam também ao áudio. Podem ser criadas várias camadas de imagem, também
podem ser colocadas várias bandas de áudio em camadas variadas. O som de
todas é mixado em tempo de render (às vezes, em tempo real). Alterações no áudio
de vários tipos como, volume, timbre, duração, efeitos, distorções e espacialização
são exemplos triviais nas ilhas de edição não-lineares. Existem alguns entusiastas
das novas tecnologias que, às vezes, parecem esquecer que quase todos esses