
Capítulo 5- Centralização Estatal e Descentralização Faccional
282
queria tomar o cargo dos outro acho que por isso mesmo. Tinha muito recurso aquele época.
Hoje não tem mais recurso não. A pessoa pensar assim eu vou entrar, vou tirar esse cacique e
vamos entrar e vamos conseguir aquilo, é muita mentira, o pessoal é muito enganado se falar
isso. Hoje eu vou lá no estado e vou trazer isso. Antigamente você ia lá e você trazia na mão,
hoje você vai lá, três mês, quatro mês, cinco mês, aí é que você recebe. Hoje não. Hoje o
político tem mais desconfiança, dos políticos das lideranças indígenas. Mas porque que isso
acontece? Eu vejo que as maiorias das lideranças, de outros aldeia, sempre ouve conversa ali, o
fulano tirou aquilo, o fulano desviou óleo diesel, o fulano desviou recurso. Eu acho que o que
tem mais aqui é desvio de verba, desvio de tudo. Antigamente nem ligava isso. O povo ia na
FUNAI se precisava de 10, 20 rolos de arame, ia lá e trazia, hoje não é uma burocracia
desgraçada. Hoje você vai lá reivindica, dois mês, três mês, ai que vem, as vezes vem com
resultado as vezes não. O que eu vejo naquela época é por isso que o povo brigava muito.
Os caciques antigamente, se saia daqui,o FUNAI pagava diária para ele, se ia para Brasília ele
tinha diária, ele recebia diária, ele tinha recurso de alimentação e de passagem. Hoje não tem,
o cacique não tem diária. Hoje se a pessoa pensar assim eu vou para Brasília vou passar no
FUNAI porque FUNAI vai me pagar diária, se ele pensar assim, tá enganado. FUNAI hoje não
dá mais isso, foi cortado. Então o povo via isso mais essa parte de recurso naquele época. Hoje
não tem mais isso.
Senão me engano, acho que mudou tudo isso, mais ou menos de 85. Ai veio esse clima de
política, já veio essas confusão, aí foi mudando. Até que 2002, 2001, ainda tinha recurso do
pessoal que ia para canavial, Cacique recebia e trabalhava com aquilo, hoje não tem, não tem
mais desse pessoal de usineiro que vem para contratar pessoal. Tem mais é pouco, não era
como antigamente. Se vinha de lá pra cá pegava cinco grupo ...Completava trinta dias mandava
caixa comunitário. Hoje se não vencer o contrato não manda o caixa comunitário.Mas só que o
taxa comunitário hoje é 500,600, um grupo naquele época era 1000 real, se saia 5 grupo de 40
homens, pô era cinco paus na mão, era dinheiro.É engano do pessoal que fala isso vou entrar,
vou fazer aquilo, aquilo... Hoje o que eu vejo que a comunidade mudou muito é que o pessoal
era brigueiro mas as vezes era unido no trabalho ... O pessoal chamava pro mutirão ia todo
mundo ...e essas pessoas que fazia limpeza aqui na divisa ... A comunidade tinha gado, o
cacique carneava e dava pedacinho para todos aqueles pessoas que estão no trabalho... hoje
não tem mais, não tem cavalo nem gado para comunidade, hoje acabou tudo. Tem muita pessoa
que fica lembrando. Poxa mas naquele tempo era isso, era aquilo, nós ia para limpar o divisa
no mutirão, nos tinha pedacinho de carne... Hoje para você fazer esse compromisso com ele, pra
você comprar duas vacas para carnear você vai gastar 2 mil e quinhentos. Cachoeirinha
cresceu muito. Mas o que brigava antigamente era pessoa de idade, homem forte, hoje é
juventude que briga, hoje 12, 13, 14... uma baderna aí hoje. O que era a situação mais ruim
antigamente hoje se tornou a juventude. Porque que eu vejo isso agora? Hoje tem pai
aposentado, tem mãe que recebe auxilio maternidade, auxilio da doença, cesta básica, bolsa
escola, agente jovem, agente de saúde, tem tudo hoje... essas pessoas tem emprego hoje. Mas
quanto mais a liberdade que os pai tem hoje para seus filhos ... Antigamente eu, meu pai falava
pra mim, hoje de manhã você vai estudar, de tarde você vai para roça, se você não for vai
apanhar. Hoje se a família vê filho, o pai vai para roça e o filho fica dormindo, na mordomia
...Então tem essa mudança. Antigamente não era assim, porque se o povo furasse um dia, era
necessidade. Hoje se um fulano tá dormindo hoje, levantou tá comendo, tá bebendo água.
Antigamente se tinha que buscar água era longe, sete quilômetro, cinco quilometro, com lata na
cabeça. Hoje ate na cabeceira da cama do fulano tem água..Então a gente pensa que vai
acontece para o futuro? Então é isso”. (Lourenço Muchacho, Setembro de 2004).
A disputa política dentro da aldeia, pelo poder do posto de cacique e a outras posições, se
vincula intima e diretamente as alianças externas e a disputa por outros postos de poder dentro das
instituições de Estado. Desta maneira, o faccionalismo político Terena não pode ser pensado fora