SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................... 11
1. APRESENTAÇÃO................................................................................................................. 11
2. OBJETIVO............................................................................................................................ 13
3. JUSTIFICATIVA / RELEVÂNCIA.......................................................................................... 13
1. PESSOAS E ANIMAIS ........................................................................................................ 16
1.1 E O HOMEM CONHECEU O CÃO.................................................................................... 16
1.2 O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO EM CASA............................................................................. 18
1.3 INTERVENÇÕES COM USO DE ANIMAIS ....................................................................... 23
1.3.1 Equoterapia ............................................................................................................... 23
1.3.2 Intervenções com participação de animais de estimação ......................................... 24
1.3.3 Algumas nomenclaturas e definições atuais ............................................................ 34
2. DE ONDE PARTE O OLHAR .............................................................................................. 37
2.1 WINNICOTT E O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL..................................................... 38
2.2 DEFICIÊNCIA E SÍNDROME DE DOWN........................................................................... 44
2.3 A PSICANÁLISE E OS ANIMAIS....................................................................................... 49
3. METODOLOGIA DA PESQUISA E PROCEDIMENTOS .................................................... 58
3.1 ESCOLHAS METODOLÓGICAS........................................................................................ 58
3.2 CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES........................................................................ 61
3.2.1 Histórico .................................................................................................................... 61
3.2.2 Parceria escola-canil ................................................................................................. 62
3.2.3 Ambiente físico ......................................................................................................... 63
3.3 OS ADOLESCENTES E OS ANIMAIS............................................................................... 64
3.3.1 Os sujeitos participantes ........................................................................................... 64
3.3.2 Animais participantes ................................................................................................ 65
4. NARRATIVA DOS ENCONTROS ....................................................................................... 67
Encontro 1 ................................................................................................................................ 67
Encontro 2 ................................................................................................................................ 73
Encontro 3 ................................................................................................................................ 80
Encontro 4 ................................................................................................................................ 83
Encontro 5 ................................................................................................................................ 88
Encontro 6 ................................................................................................................................ 92
Encontro 7 ................................................................................................................................ 99
Encontro 8 ................................................................................................................................ 103
Encontro 9 ................................................................................................................................ 108
Encontro 10 .............................................................................................................................. 113
Encontro 11 .............................................................................................................................. 119
Encontro 12 .............................................................................................................................. 123
5. ANÁLISE ............................................................................................................................. 129
5.1 FUNÇÕES DOS CACHORROS......................................................................................... 129
5.1.1 Comunicação não-verbal .......................................................................................... 130
5.1.2 Despertar aspectos do self (expressão de sentimentos) .......................................... 132
5.1.3 O ser si mesmo dos adolescentes e a presença viva do cachorro............................ 135
5.2 MANEJO DA SITUAÇÃO (PROVISÃO AMBIENTAL) ....................................................... 137
5.3 POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO............................................................................. 142
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................ 148
6.1 A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E ANIMAIS.................................................................... 148