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Necessita de pessoas capazes de atuar energicamente (em determinadas situações) mas
sem perder a doçura. As diversas facetas e a capacidade de multifuncionalidade da mulher
contribuem e facilitam seu desempenho nessa área.” (Maisa Duque, gerente de serviços)
“Sim, acredito. Acho que a mulher tem muito mais jeito para trabalhar o “servir”, o
“recepcionar”, o “atender bem”. Ao mesmo tempo que a mulher tem a sensibilidade de
perceber com facilidade o que outra pessoa está sentindo, desejando, ela tem uma
personalidade forte, capaz de resolver problemas difíceis exatamente pela sensibilidade,
mesmo que precise ser mais ríspida ou enérgica. Além disso, a mulher é detalhista,
exigente em relação à limpeza, à qualidade de um atendimento, à postura dos profissionais
que lidera; a mulher se preocupa com o próximo (funcionário) – com seu bem-estar, sua
satisfação, seu crescimento profissional. Estas características, muito presentes nas
mulheres, facilitam-me no desempenho e identificação com a área da hospitalidade.”
(Regina Carrijo, gerente geral)
“Acredito 100%. Claro que também há vários homens de sucesso na área, porém, acredito
que a mulher tem características que são determinantes em muitos casos. As mulheres são
mais detalhistas, são intuitivas, são mais sensíveis, são mais pacientes, são mais
acolhedoras,... A área de hospitalidade transmite muito a idéia de gostar de receber, saber
acolher, cuidar do hóspede,... E se tratando de equipe, acredito que a mulher consiga
“quebrar barreiras”, entre o chefe e o funcionário com mais facilidade.” (Tatiana Teixeira
Vaz, gerente de serviços)
“Sem querer desmerecer aos homens, pois meu chefe, Sr. Christer Holtze é muito admirado
por todos, acho que a mulher, sem dúvida tem muito mais carisma. Nós conseguimos
entender melhor certas situações “femininas”, como também damos mais atenção aos
detalhes o que as vezes pode passar um pouco despercebidos por eles! É claro que se pode
contratar ótimas governantas que venham a suprir essa “deficiência”, mas como eu
sempre digo; ”Se você não souber fazer, não saberá cobrar”!!” (Rachel Golfetto, gerente
geral)
“Acredito que sim. As situações que vivemos ao longo da vida, as experiências que
vivenciamos, a educação que recebemos nos transformam e somam muito à personalidade de
cada um. No entanto, acredito também que a mulher faz algumas coisas de maneira especial
ao colocar seu coração nelas. A maneira de demonstrar preocupação natural com as pessoas
as sensibiliza e traz resultados, principalmente na área de serviços, onde a percepção é
fundamental. É algo involuntário e natural, quando se faz o que se gosta.” (Leandra Gallo
Antão, gerente geral)
“Muitas características femininas como por exemplo, emotiva, intuitiva, formadora, auxiliam
situações presentes na área de hospitalidade. O desenvolvimento dessas habilidades femininas
auxilia no desempenho e faz com que as pessoas também se identifiquem comigo para o
desempenho da tarefa “servir”. Servir, entenda por atuar em hospitalidade em qualquer
cargo. (Fernanda Muniz, gerente de serviços)
“Acredito que sim, mulheres são mais sensíveis, captam com facilidade as necessidades das
pessoas, acolhem muito bem. Além de serem determinadas e não desistirem no primeiro
obstáculo.” (Mariana Fiori, gerente geral)
“Sim, apesar de soar “feminista” demais, percebo que em alguns momentos, o fato de ser
mulher, da bagagem e educação que temos desde pequenas, conseguimos nos familiarizar
melhor com atividades especificas da hospitalidade que estão diretamente ligadas ao objetivo
de fazer com que nosso cliente se sinta em “casa”. (Cristina Reis Marques, supervisora
operacional)
Resultados das características da Personalidade Feminina levantados através das
entrevistas junto às gestoras do segmento de hospitalidade.