
universo simbólico é muito variado. A escola não tem desenvolvido a
articulação das múltiplas formas de linguagem. Tem priorizado a linguagem
verbal e escrita em detrimento da fala e da leitura e não tem trabalhado as
outras formas de linguagem: a música, o teatro, a fotografia, figuras, objetos
de escultura, pintura, desenho, filme, slide. Como podemos ler uma foto, um
slide, uma pintura? Como expressar o pensamento, os sentimentos através de
desenhos, recorte-colagem, dramatização, poesia e canto?
Uma conseqüência pedagógica óbvia do exposto no parágrafo acima
é que o livro didático tradicional, como único material, é por demais restrito.
Optamos pela multiplicidade destes materiais didáticos como ponto de
partida para a expressividade oral e escrita e como codificações que
possibilitam a leitura do mundo, através das decodificações que os
alfabetizandos fazem.
E preciso resgatar na sala de aula as diferentes formas de
linguagem evitar a tradicional dicotomia: uma linguagem própria de
escola e a linguagem rica e variada do mundo.
5.6. Uma Variedade de Materiais Escritos
No mundo letrado de hoje, há uma enorme variedade de material
escrito: os mais diferentes tipos de veículos de leitura (documentos pessoais,
indumentárias com que nos vestimos, jornais, revistas, boletins, cartões,
livros de literatura, livros científicos, livros didáticos) e há os diferentes tipos
de conteúdos impressos (logotipos, logomarcas, anúncios de propaganda,
rótulos, avisos, placas, bilhetes, cartas informais, comunicados formais,
notícias, contos, bulas de remédios, provérbios, quadrinhas, parlendas,
adivinhações, slogans, piadas, crônicas, poesias, cartuns, quadrinhos,
gráficos estatísticos, ditados populares escritos nas carrocerias dos
caminhões, receitas culinárias, frases escritas nas paredes das ruas,
romances, textos informativos, literatura de cordel). São muitos os tipos de
leitura que a vida social oferece ao usufruto. Façamos com que entrem
também para a sala de aula.