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companhia estrangeira no gênero, no que toca a eficiência econômica de todos os seus
serviços. É um motivo de júbilo para um país ter uma Varig a seu serviço;
373
4 ) Hora de Brasil. Momento de Progresso. Tempo de Varig. A Varig registrou, em 1969,
uma expansão à altura do novo ritmo do progresso brasileiro. Frota, serviços, linhas, escalas,
toda estrutura foi ampliada e renovada dentro de seu lema de bem servir ao Brasil e ao
usuário. As suas aeronaves levam um BRASIL MAIOR a 81 cidades brasileiras e a 22
cidades no exterior.
374
[Letras maiúsculas originárias do texto]; (anexo M)
5 ) Atuando como importante fator para o fortalecimento da economia nacional, pari
passu com a crescente projeção do Brasil no cenário mundial, a Varig apresentou em 1970
uma receita internacional correspondente a 94 milhões de dólares, os quais, se ausente
estivesse a bandeira brasileira, teriam sido carreados por empresas de outros países;
375
6 ) Integrado no processo de desenvolvimento do Brasil, a Varig participa agora,
ativamente, da sua expansão industrial, promovendo, através de seus aviões especiais de carga,
o fluxo mais rápido e seguro das mercadorias;
376
7 ) Na qualidade de presidente da companhia, esta é a primeira vez que estou me dirigindo
a todos vocês, integrantes da grande família VARIG [...]. A VARIG tem sabido honrar o
seu passado e as suas tradições prosseguindo no mesmo caminho do progresso e do
desenvolvimento [...]. A VARIG nasceu para servir ao Brasil e ao usuário. E deste lema
jamais se afastou [...] reafirmo a nossa confiança nos altos destinos da nossa empresa [...];
377
8 ) Em consonância aos interesses nacionais, a empresa tem procurado estender seus
serviços a novos mercados, onde são exemplos a recém abertura de linhas para países da
África, América Central e Caribe, atendendo também os interesses de nossa diplomacia e
de nosso comércio exterior;
378
9 ) Graças à colaboração desses funcionários, ao apoio irrestrito das autoridades, à
participação inconteste dos Agentes de Viagens e, principalmente, à preferência de nossos
milhões de passageiros, hoje podemos dizer que a VARIG vem cumprindo seu maior
compromisso, ostentando a nossa bandeira com orgulho de ser brasileira, ajudando a colocar
nosso país na sua justa e merecida posição de Nação competente e competitiva [...];
379
10 ) Vale destacar, aqui, o permanente esforço de ‘marketing’ que a empresa vem
empreendendo ao longo dos anos, no sentido de desenvolver, cada vez mais, o tráfego turístico
e comercial para o Brasil, colocando sempre em primeiro lugar os interesses do país e
depois a venda dos seus serviços;
380
11 ) VARIG 60 anos servindo ao Brasil. [Anúncio da Tribuna da Imprensa
homenageando os sessenta anos da VARIG];
381
12 ) [...] Achamos que a empresa pertence mais ao nosso país do que a nós
mesmos. Por isso, não faremos nada que venha eventualmente trazer prejuízo ao país.
Deixamos até de voar para certos países, apesar de termos acordos bilaterais ;
382
13 ) [...] pontos de contato para o brasileiro que está viajando. [...] São pontos por
este mundo onde vai cheirar, falar e sentir VARIG-Brasil. [Depoimento do ex presidente da
empresa Hélio Smidt, se referindo as lojas e postos de venda da VARIG espalhados pelo
mundo];
383
14 ) Ele foi o pai (Santos Dumont). Ela é a mãe VARIG, pioneira, primeira
empresa de transporte aéreo do país. Em comum, pai e mãe tem uma coisa: sua contribuição
para manter sempre bem alto o nome e o prestígio do Brasil [...]. [Homenagem feita pela
TEXACO à VARIG];
384
15 ) A palavra VARIG, na verdade, poderia ser acrescentada aos
dicionários de português, já que, em cinco décadas de uso, veio a significar não apenas uma
empresa de aviação, mas uma maneira de viver, ultrapassando a lenda de Santos Dumont.
[Editorial da Revista Rosa dos Ventos no ano de comemoração dos cinqüenta anos da
empresa];
385
16) [...] Para qualquer um de nós, para o cidadão comum, para a nação brasileira por
extensão, a VARIG não é, apenas, uma empresa de transporte aéreo, uma empresa como outra
373
“Informe JB, Varig e Custo”, Jornal do Brasil, de 13 de setembro de 1969, p. 10.
374
Relatório Anual de Administração da VARIG 1969, p. 14.
375
Relatório Anual de Administração da VARIG 1970, p.20.
376
Rosa dos Ventos, no 41, 1970, p. 19.
377
“Mensagem à Família VARIG”, Rosa dos Ventos, no 70, 1980, p. 1.
378
“Concorrência Interna de Bandeira...”, op. cit. s/p.
379
“Dito e Feito”, Anúncio publicado no Jornal do Brasil, 07 de maio de 1987, p. 21.
380
“Promovendo o Brasil, VARIG: desde 1927”. Folheto institucional comemorativo aos 60 anos da empresa, VARIG S/A,
1987.
381
Anúncio, Ícaro, no 34, 1987, p.146.
382
Carlos Drumond. “O Pouso do D’Artagnan”, Senhor, São Paulo, 29 de fevereiro de 1988, p. 68.
383
Idem, p. 69.
384
Anúncio, Ícaro, no 34, 1987, s/p.
385
Editorial da Rosa dos Ventos, no 59, 1977, p. 3.