
de João Batista. O espectador poderia supor que, assim como a virgem Maria suspende sua mão
esquerda sobre o filho, Isabel abraçaria João Batista num ato de amor e proteção.
Mas, mesmo que a fotografia de C. L. S. tenha causado outras posssíveis reinterpretações para
essa pintura, o contexto da obra não foi alterado radicalmente, o que, para essa análise, caracteriza
os trabalhos desse segundo grupo: sugerir novas interpretações, mas sem alterar totalmente as já
existentes.
5.4.2.2. Escutando...na estrada de Versailles a Louveciennes
Para o trabalho seguinte, o artista escolhido foi Pissarro 15. Pissarro foi um pintor que retratou
a paisagem com paixão. Infelizmente não vendia muito, o que deixou sua família na mais absoluta
pobreza. Assim como Monet, também se interessava pelos efeitos atmosféricos que a observação
da natureza poderia oferecer. Em A estrada de Versailles a Louveciennes, de 1870, Pissarro retratou
a família, em sua casa em Louveciennes, a vizinha, e o pequeno jardim cheio de flores e plantas que
possuía. À direita, a estrada que ligava (ou ainda liga) Versailles a Louveciennes.
15 Jacob Camille Pissarro nasceu na ilha de São Tomás , nas Índias Ocidentais Dinamarquesas, hoje Ilhas Virgens
Americanas, em 1830 . Foi um fundadores do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do
grupo (1874-1886). A oportunidade de concretizar seu sonho em ser pintor surgiu com um convite para
acompanhar uma expedição de Fritz Melbye, enviado pelo governo das Antilhas Dinamarquesas, para estudar
a fauna e a flora da Venezuela, onde passou dois anos.Em 1855 Pissarro já estava em Paris com ajuda de
Melbye, tentando iniciar sua carreira. O jovem antilhano fascinou-se com as telas de Camille Corot e travou
amizade com Paul Cézanne, Claude Monet, Charles-François Daubigny, entre outros pintores. Com Monet
passou a sair para pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciennes. No decorrer da guerra franco-prussiana
(1870-1871), na qual praticamente todos os seus quadros foram destruídos, residiu em Inglaterra. Quando
voltou, começou a pintar na companhia de Cézanne. Com o objetivo de descobrir novas formas de expressão,
Pissarro foi um dos primeiros impressionistas a recorrer à técnica da divisão das cores através da utilização de
manchas isoladas. A obra de Pissarro se caracterizou por uma paleta de cores cálidas e pela firmeza com que
consegue captar a atmosfera, por meio de um trabalho preciso da luz. Seu material predileto foi o óleo, mas
também fez experiências com aquarelas e pastel. Mais detalhes consultar VENTURI, Lionello. Impressionists
and symbolists : Manet, Degas, Monet, Pissarro, Sisley, Renoir, Cezanne, Seurat, Gauguin, Van Gogh,
Toulouse-Lautrec. New York: Scribner, 1950.