
alento às transformações sociais, pode inversamente, servir como um mecanismo de
controle social.
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Reportando-se ao passado, constata-se que a ideologia pode ter representado,
outrora, a “ciência das idéias” como propõe Correas. No entanto, o autor citado, no
decorrer da sua reflexão, menciona que, na atualidade esse sentido foi modificado, de
forma que ideologia passou a “indicar os sistemas de idéias, de opiniões e de crenças
tendentes a justificar as posições de classe.”
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Tal idéia casa com a evolução pelas quais
passaram as relações trabalhistas, que, atualmente, estão sendo precarizadas por uma
ideologia neoliberal que considera a interferência do Estado nas relações sociais como um
entrave ao desenvolvimento econômico do país
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, entendendo dever este relegar a iniciativa
privada a regulação das atividades laborais.
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No entanto, desde já, cabe ressaltar que, independente do viés, não se pode confundir ideologia com utopia,
já que esta última provém de uma vontade transformadora da realidade social, baseada em pensamentos
dissociados da realidade, o que leva não à manutenção de verdades (como a ideologia), mas vem impregnada
de cunho modificativo. Segundo Zizek, “a lição teórica a ser extraída disso é que o conceito de ideologia
deve ser desvinculado da problemática ‘representativa’: a ideologia nada tem a ver com a “ilusão”, com
uma representação equivocada e distorcida de seu conteúdo social.” ZIZEK, Slavoj. Introdução: o espectro
da ideologia. In: ZIZEK, Slavoj. (Org.). Um mapa da ideologia. Tradução de: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro:
Contraponto, 1996. p.12. Por sua vez, Chauí que, em suas obras, investiga profundamente o fenômeno
ideológico, usa, para explicar o que seja ideologia, o exemplo da pobreza, advertindo que, pelo senso comum
social, a explicação da pobreza está no fato de que o “pobre” (pessoa economicamente desprovida) está nesta
situação porque é preguiçoso, porque não possui educação, ou ainda, como querem alguns, porque a
divindade assim determinou, ou , como pensam outros, porque é biologicamente inferior. Como adverte a
autora, esse “senso comum social” é o resultado de uma “elaboração intelectual sobre a realidade”, que
reflete o pensamento de uma classe dominante, que enxerga o mundo de seu ponto de vista, de sua
historicidade e da classe na qual está inserida, ou seja, “essa elaboração intelectual incorporada pelo senso
comum social é a ideologia.” Assim, a visão que a sociedade possui da pobreza nada mais é do que a visão
que aquela classe privilegiada possui desta situação, que acaba sendo incorporada por todos, o que dá a
ideologia um papel primordial, visto que ela possibilita “ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas”,
ou seja, da constatação social de que realmente existem diferenças naturais entre os seres humanos,
grosseiramente resumindo, a ideologia nos impede de pensar na realidade social (acreditando ser normal
aquela situação). CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ideologia. 31. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. p.
417.
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Correas, sobre o uso da expressão ideologia, assim refere: “proponho usar a palavra ‘ideologia’ para fazer
referência a qualquer conteúdo de consciência, com o que lhe outorgamos a máxima amplitude.” CORREAS,
Óscar. Crítica da ideologia jurídica: ensaio sócio-semiológico. Tradução de: Roberto Bueno. Porto Alegre:
Sergio Antonio Fabris, 1995. p. 31.A respeito do assunto, consultar também LUMIA, Giuseppe. Elementos
de teoria e ideologia do direito. Tradução de: Denise Agostinetti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
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Nessa mesma senda, como sustenta Boudon, “na sua acepção tradicional, a noção de ideologia é portadora
de julgamentos de valor, pois designa crenças cujo fundamento é duvidoso e os conceitos científicos devem
ser axiologicamente neutros, quer dizer, não comportar julgamentos de valor.” Refletindo ainda. O autor
comenta que “na origem, a palavra ideologia designa uma realidade: a do crescente papel social que joga a
argumentação científica na reflexão sobre o político e o social. Suponhamos então que mantivéssemos esta
definição e que designássemos por noção de ideologia o conjunto de teorias que pretendem nos informar
sobre o político e o social, apoiando-se num procedimento de tipo científico.” BOUDON, Raymond. A
Ideologia ou a origem das idéias recebidas. Tradução de: Emir Sader.São Paulo: Ática, 1989. p. 36