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Anexo 1.1 - *Entrevista com o criador da Ilha Buzios – Roberto Santos, da empresa Meta
Mídia digital. / avatar: Beto Mochi - 15/02/08
1) Como você entrou no SL?
R: Primeiro, eu sou um aficcionado por tecnologia, tanto eu quanto Rodrigo, meu
sócio. O Rodrigo sempre atuou no ramo e eu atuava numa área totalmente
distinta e o SL apareceu para mim por meu interesse como diversas outras áreas
da tecnologia. Eu me encantei, isso foi no final de 2005, em 2006 comecei a
utilizar com muita frequência, e no início de 2007 agente percebeu que o
crescimento que o SL estava apresentando, abria uma possibilidade comercial.
Percebemos um potencial de mídias e de formação de redes sociais. Daí agente
se envolveu, criou nossa empresa, a Mídia Digital, com a proposta de ser uma
empresa “full service”. Qualquer pessoas que queira fazer uma ação dentro do SL
agente dispõe das ferramentas para realizá-las. Ações instantâneas, a longo
prazo, modelagem 3D, ou seja, tudo o que é necessário para a pessoa estar lá,
aparecer e criar algo que seja efetivamente relevante.
2) Que tipo de trabalho vocês têm desenvolvido?
R: Desde que começamos, fizemos ações instantâneas e ações de longo prazo.
Nosso primeiro trabalho foi para o Senac, mais especificamente, a Escola de
Moda do Senac Rio de Janeiro. Eles fazem a cada dois anos a publicação de um
livro de tendências de moda e nós fomos desenvolver um vídeo promocional para
essa convenção no SL. Então criamos um espaço grande, com uma tenda, bem
estilo do espaço dos desfiles do SP Fashion Week. Foi a nossa primeira
experiência, foi muito interessante porque utilizamos usuários do SL como
participantes, meninas como modelos e aí já fizemos todo um trabalho de
desenvolvimento de roupas... Foi muito interessante porque foi um trabalho
grande, envolvendo divulgação, assessoria de imprensa (dentro e fora do SL),
desenvolvimento do espaço, das roupas...
Depois disso agente passou a ser bem requisitado, porque este evento teve
bastante repercussão. Passamos a ser procurados pelo próprio ramo da moda e
fizemos outros trabalhos como o Fashion Week Rio, desenvolvemos ações para
lojas de biquínis (Bum Bum – do Rio).
3) E as empresas procuram vocês para lançar produtos somente no SL, elas têm a
mentalidade que vão aumentar as vendas a partir desse canal de divulgação?
R: Sim. Logo depois de termos feito o FW Rio, o proprietário da Bum Bum nos
procurou para desenvolvermos um espaço para divulgar a marca no SL. Então
recriamos os biquínis da coleção de 2007 para os avatares femininos e foi um
sucesso estrondoso. Distribuímos mais ou menos 10 mil pares de biquínis nos
três primeiros meses. Mantemos a loja na nossa ilha que tem uma boa frequencia
e além disso temos visto o interesse de outras comunidades internacionais. Ou
seja, em termos de marketing é super efetivo, tanto é que já recriamos a coleção
2008 e estamos partindo para uma nova ação, que será um ação conjunta com
jornais do Rio, nós vamos fazer um desfile e um concurso... vai ter muita coisa
interessante.
4) E existe algum estudo sobre perfil do consumidor no SL? Como vocês sabem
quais lugares são interessantes, quais tem gente? Porque eu enquanto avatar,
muitas vezes não faço idéia onde ir.