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depois, a lógica que classifica pessoas e objetos pelas diferenças, como acontece no trabalho
do operador totêmico.
111
Para ilustrar como ocorre essa singularização dos produtos imobiliários, que
indica a personalidade, uma maneira de ser, ou um tipo particular de caráter e seu espaço
social, como escreve Rocha,
112
listamos abaixo alguns nomes de empreendimentos lançados
por uma corretora de São Paulo
113
, que classificamos de acordo com os conceitos criativos
que os nomes suscitam:
Nomes ligados às artes: Adagio, Arte Arquitetura, Casablanca, Duetto Jardins,
Entretons, Espaço das Artes, Murano, Vila das Cores.
Nomes ligados à natureza, ecologia e ao meio ambiente: Arboreto, Biosfera
Rudge Ramos, Eco Vitta Ipiranga, Ecolife Butantã, Flora Viva, Oasis.
Nomes ligados a lugares: Bretagne, Central Park Mooca, East Side, Fontana di
Trevi, Hyde Park, Nyc Duplex Berrini, Parc Dominique, Piazza Della Forteza, Plaza
Monjardino, Riverside.
Nomes ligados à qualidade de vida: Clube & Vida, Nuova Vitta, Vivamais.
Nomes em outra língua: Combinatto, Diversitá, Grand Loft, Haus, Higher, Il
Terrazzo, Intense, L´officina, La Grande Roche, La Tour, Le Locle, Le Millésime, Leeds
Hall, Maxim, New Concept, Nine, Paradiso, Personale, Premium, Privilege, Sky house,
Sofistic, Terra Vitris, Thassos, The Place, The Quest, The View, Villa Amalfi, Welcome,
Windows Jardins.
Nomes em outra língua e com referência à localização: Azuli Vila Mariana,
Breeze Alto da Lapa, Crystal Port Morumbi, Fiori di Perdizes, Giorno Vila Mariana, Grand
Boulevard Jardins, Neo Morumbi, Panoramic Alto de Pinheiros, Real Moema, Villaggio
Panamby Doppio Spazio, Villaggio Panamby Double View.
Nomes em outra língua ligados à marca da construtora: Helbor Atmosphere,
Helbor Grand Palais, Helbor Home Flex Style, Helbor La Reserve, Helbor Metropolitan,
Helbor Parc Joly, Helbor Spazio Club.
Detemo-nos apenas aos nomes, procurando compreender a função primeira do
totemismo que é nomear.
Para Douglas e Isherwood, os nomes dos bens são “partes acessíveis de um
sistema de informação” que ajuda o consumidor a compreender melhor o seu projeto de vida.
111
ROCHA, Everardo P. G. Magia e Capitalismo..., op. cit., p. 72, 73.
112
Ibid., p. 109.
113
Relação de nomes que constava do site da empresa de vendas Lopes, em 2006, época em que demos início ao
nosso projeto de pesquisa. Disponível em: <www.lopes.com.br>. Acesso em 24 jun. de 2006.