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reformas no sistema a ser colocado em prática. Anterior às discussões atuais sobre
educação, defendia-se que os professores deviam transmitir e depositar o
conhecimento, e os alunos apreender e memorizar tudo quanto lhes era transmitido.
O educador educava e os educados eram educados; o educador era sábio e
educando não sabia; o educador era sujeito do processo e o educando mero objeto
(FREIRE, 1975); hoje em dia, defende-se um ensino centrado no aluno, acredita-se
que esse desempenhe um papel importante em relação ao processo de
aprendizagem.
A proposta metodológica tradicional, usada nas escolas, em que a
comunicação do professor para o aluno constitui o processo de ensinar e de
aprender, faz emergir inquietações, as quais permeiam no dia-a-dia da escola.
Assim, na busca de alternativas para as reflexões dos professores, propõe-se uma
nova forma de ensinar. O papel de receptor destinado ao aluno no método
tradicional, fortalece a criação dos saberes, que são transmitidos na escola, e que
devem ser devolvidos nas avaliações e construídos fora desta interação do sujeito
com o meio onde vive. Neste sentido, questiona-se: - para que servem, então, vários
anos freqüentados na escola, ouvindo o professor falar sobre teorias com as quais
os alunos não conseguem estabelecer relações reais para refletirem sobre o mundo
que os cerca?- não deveria ser a escola um ambiente onde o sujeito tenha a
oportunidade de construir com conhecimentos e desenvolver-se intelectualmente?
“A capacidade de pensar se desenvolve naturalmente quando se vive em
um meio social adequado”,...o que ocorre é que a capacidade de pensar,
sobretudo pensar abstratamente, pode ser desenvolvida, estimulada,
aperfeiçoada, o que requer certo treinamento, e aí entra a escola e toda a
educação formal”( DELVAL, 1997, p.14).
Nesta perspectiva, possibilitar ao aluno agir e pensar sobre o tema, buscando
as razões de suas escolhas, poderá fazer da aula um ambiente de construção, em
que os saberes dos alunos são considerados e questionados para que possam ser
confrontados e assim reconstruídos. É preciso, portanto, buscar formas de estimular
o aluno para que esses participem das aulas por meio de questionamentos de
acordo com o assunto e, então, possam notar as próprias representações a respeito.
Dessa maneira, podemos afirmar que o conhecimento geral e o conhecimento
científico,em particular, estruturam-se através de disciplinas bem definidas,que
apresentam conhecimentos estáveis. A física, a química e a biologia são formas de