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autonomia, características estas vinculadas ao contexto histórico-social, intrínseca
da sociedade. O que diferencia esta nova Educação Física daquela praticada
anteriormente é por certo a filosofia construtivista-interacionista, que preconiza a
construção do conhecimento. Estas metas guiam a estruturação dos objetivos, do
conteúdo, propõe as estratégias a serem utilizadas e indica critérios para a
avaliação. A Educação Física atual deve desenvolver o aluno de forma integral e
não restringir sua prática ao ato motor desvinculado da vida, do pensar, do sentir e
do contexto histórico-social, no qual está inserido.
As Diretrizes Curriculares Nacionais defendem a necessidade de se construir
um perfil bem-delineado para intervenção educativa e pedagógica na escola. As
razões disto estão, justamente, no desenvolvimento histórico, científico, cultural e
social desta área de conhecimento, que aponta para um tratamento diferenciado na
formação acadêmica e profissional, em especial, por se tratar de uma área
visivelmente demarcada por uma prática pedagógica, científica e social de natureza
interdisciplinar (DAVID 2002). Porém, uma corrente ainda dominante de inspiração
mecanicista, que privilegia a tendência paradigmática da biologização e da
esportivização da Educação Física, encontra-se presente (CAMPOS 2001).
Segundo KUNZ (1984, citado por COSTA, 2003), hoje em dia, o esporte na
escola constitui-se em uma cópia exata do esporte de rendimento, contribuindo para
seletividade no processo pedagógico e, conseqüentemente, fomentando vivências
de sucesso para uma minoria e o fracasso ou vivência de insucesso, para a grande
maioria.
A Educação Física no Ensino Fundamental I e II proclama insistentemente
seu papel educativo, mas seus professores não conseguem explicitar claramente os
propósitos de sua disciplina. A Educação Física é uma disciplina dentro de um
contexto escolar e, portanto, tem que possuir ligações com a Pedagogia, a Didática,
a Filosofia e a Sociologia em um propósito único. A educação pelo movimento, por
sua vez, tem a vantagem de possibilitar uma maior integração real com uma
proposta pedagógica mais ampla e com outras atividades e objetivos da escola, o
que é fundamental nas primeiras quatro ou cinco séries. Nessa perspectiva, a
Educação Física passa a ter a função pedagógica de integrar e introduzir o aluno no
mundo da cultura corporal, formando o cidadão que vai usufruir, partilhar, produzir,
reproduzir e transformar as formas culturais da atividade física: o jogo, o esporte, a
dança, a ginástica, a luta (BETTI,1992).