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receita ano, de reais. Aqui no Rio, a maioria dos hotéis não são mantenedores,
têm uns cem que não são, o cara não tem essa consciência. Nós promovemos o
Corcovado. Quanto custa o trenzinho? Se repassar um dólar a mais o Pão de
Açúcar para ajudar o Convention Bureau, nós vamos poder reinvestir na atração
de turistas. Os shoppings por exemplo: se tirarmos 6 milhões de pessoas do Rio de
Janeiro por ano, vai ver quanto vai vender teu lojista e teu shopping, cara. Então,
você não pode ajudar com 1 real do estacionamento? E pega a rede da economia
toda, já que o Governo acha que quem tem que investir é a iniciativa privada,
então tem que ter essa mentalidade. Por quê? Só para os hoteleiros entenderem, o
que significa um Room Tax de 1 dólar, 1 dólar, veja o Copacabana Palace, 500
dólares de diária, 1 dólar é zero alguma coisa. Lá nos Estados Unidos é
carimbado, é imposto, tributo. Não existe Secretarias de Turismo o forte é
Convention Bureau que é uma entidade privada, uma fundação privada. Nova
Iorque acho que é 13%, Chicago é um absurdo é 17%. Esses 17% no final do mês
são repassados para o Convention Bureau. Então Chicago tem 140 milhões de
dólares por ano para promover seu destino. Las Vegas tem 270 milhões de dólares
por ano. Então eu vou para a feira de Chicago que é uma de negócios, é uma feira
pequena, uma feira de compradores e incentivos. Aí eu estou lá, com meu box de
15 metros quadrados e na minha frente a de Las Vegas. Las Vegas tem 2.000
metros de stand, 5 pianos de cauda, champanhe para todo mundo que bota o pé
lá. Um sujeito imitando o Elvis Presley, outro imitando John Wayne. O cara passa
na minha porta, olha minha banquetinha lá é vai tomar champanhe em Las Vegas.
Duzentos e setenta milhões, só Las Vegas, Nova Iorque tem quase 600 milhões,
não dá. Vai somar a quantidade de dinheiro promocional que tem nos Estados
Unidos, passa de 1 bilhão de dólares, só que muito desse dinheiro, o americano,
ele gasta no mercado interno. O que se voa no Thanks Giving Day no EUA, se voa
num ano no Brasil. A Gol tem 97 aeronaves, se juntar todas essas daqui dá 180
aviões. Lá tem cerca de 1.100 da United, a American tem 1.000 aviões, a Delta tem
1.000 e cacetada. Entendeu? Eles entram no avião como entram num táxi.” (Hera,
Executivo)
“O Convention Bureau recebe cerca de dois dólares, por pessoa/hospedagem no
hotel, por dia. Porém, não é uma coisa obrigatória. Se fosse algo obrigatório esse
dinheiro entraria no Tesouro e jamais sairia do Tesouro, isso é uma cultura
brasileira. Se fosse entregar para a Secretaria de Turismo e dizer o seguinte: - O
dinheiro recolhido está aqui, e daquilo que foi recolhido vão retornar dois
milhões. Estão aqui os dois milhões para seus planos de marketing. Mas aqui
prevalece uma cultura da pior espécie, o dinheiro tem dotação, tem destino e vai
para outro escaninho.” (Hera, Executivo)
“Para você ter uma idéia, dentre os hotéis de Copacabana que estão lotados no
Reveillon, tem os hotéis que não estão na praia, estão há uma quadra, duas
quadras, se recusam a pagar uma contribuição para pagar os fogos, porque eles
dizem que não tem nada a ver com isso. Mas ele está lotado por causa da festa que
tem na praia. Então você não tem o espírito comunitário. A room tax que é essa
taxa, se você for olhar toda a hotelaria do Rio de Janeiro, você tem um bando que
não paga e daqueles que pagam tem gente que põe o dinheiro no bolso. Aliás,
todos cobram, espera aí desculpe, eu acho que todos cobram, só que alguns
entregam, outros não; e quem entrega não entrega a totalidade, guarda um pedaço
para ele... Tem uns que atrasam, e aí depois que atrasam durante meses e meses,
aí você chega, ele diz que as coisas estão difíceis. Porque todo mundo chora, todos
os dias, toda hora, e aí ele diz: - Então eu te pago a metade. Aí o Convention
Bureau que não tem poder de polícia, aceita.” (Hera, Executivo)
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