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Quadro 2 – Funções e objetivos da Avaliação do Desenvolvimento e
Necessidades
Adaptativas.
Área Objetivos Número de itens
1) Interação
comunicação e
linguagem
Avalia a qualidade da interação e
comunicação com pessoas e objetos
e a criação de vínculo. Observa
a capacidade de compreensão e
expressão da linguagem gestual e oral.
Analisa as intenções comunicativas
e imitativas (sorriso, olhar e gestos
corporais e ações).Observa a qualidade
da fala, o uso de palavras,
frases,
narrativa, diálogos e descrições. Avalia
aspectos sócio-afetivos como interesse,
motivação, cooperação. Nível de
satisfação e frustração.
30 itens
Os itens de 01-15 são
preenchidos com as
informações da família.
Os itens de 16 a 30 serão
avaliados pelo examinador
durante as observações das
interações,
comunicação
e verbalizações durante o
ludodiagnóstico.
2) Habilidades
sensório-
motoras.
Avalia as
habilidades e competências
sensoriais: visual, auditiva, tátil,
olfativa, cinestésica
(movimentodo
corpo e membros); motora (controle
de cabeça, tronco e, posturas,
coordenação bi-manual, posição de
gato, marcha, subir, descer, pular e
correr). Observam-se condutas de
busca e, exploração ativa dos objetos
e meio, uso-função dos objetos;
coordenação dos esquemas sensório-
motores e a capacidade de resolução de
problemas práticos.
40 itens
Os itens de 01 ao 10 serão
registrados com informações
da família e mediante
observação da ação da
criança no meio
Os itens de 11 aos 40 serão
observados pelo examinador
nas ações do ludodiagnóstico
e pelo movimento e
deambulação da criança no
ambiente;
3)
Conhecimento
físico, função
simbólica e pré-
operatória
Avalia as competências cognitivas:
antecipação, permanência do objeto,
função simbólica (jogo imitativo, faz
de conta), criação de cenas e histórias,
desenho, escrita e memória). Analisa
as noções pré-lógicas: reconhecer,
selecionar, classicar e relacionar:
pessoas,
objetos, cores, formas,
ações, guras, fotos, letras, números
e palavras. Avalia a construção das
noções de tempo, espaço, quantidade
número.
22 itens
Observados pelo examinador
e família durante as
atividades do ludodiagnóstico
e por meio do relatório
escolar e atividades
pedagógicas.
4) Autonomia
e competência
social
Compreende a observação da
autonomia e independência nas
atividades de alimentação, higiene
pessoal e vestir-se. Avalia as
competências no: brincar, locomover-
se e orientar-se no ambiente.
40 itens
Registrados mediante as
informações da família e
observações das ações e
desempenho da criança
no ludodiagnóstico e na
deambulação no ambiente.
A seguir, apresentaremos os Protocolos para a Avaliação do
Desenvolvimento e das Necessidades Educacionais Especiais.