No item dedicado à avaliação do projeto, prevê que esta será feita de forma
periódica, com participação dos alunos e demais participantes. A equipe se compromete a
divulgar os progressos que alcançar com as atividades do projeto.
Embora o projeto coloque a “CONSCIENTIZAÇÃO de toda a comunidade escolar
do CETAP” (p.6) como principal objetivo, nada escreve sobre a Cidadania. Há, no entanto,
a inserção da comunidade, de pessoas na busca de soluções para os problemas do lixo
urbano: “O Projeto Do Nicho ao Lixo é um projeto educativo, que busca atingir toda a
comunidade escolar, que busca uma nova concepção do que venha a ser a problemática do
lixo urbano, em nosso meio ambiente, na tentativa de encontrar meio para solucioná-la.”
(p.4). Portanto, podemos inferir que existe a preocupação com a formação de um indivíduo
ativo, que participe, que interfira na busca de soluções em relação ao problema existente,
ou seja, há intenção de um postura cidadã no sentido de participação.
A visão Capitalista de que reciclagem dá dinheiro é incentivada. Embora a escola
não tenha participado do Projeto Escola promovido pela empresa Reynolds Latasa, alguns
argumentos dessa empresa, que trabalha dentro da postura ideológica do conservadorismo
dinâmico faz-se presente. Layrargues, 2002, cita os argumentos da empresa para a
reciclagem das latas de alumínio:
Os dois primeiros argumentos, de caráter ecológico, dizem respeito,..., é à
economia do recurso natural necessário para a sua fabricação, a bauxita. O
terceiro argumento, de apelo econômico, refere-se ao fato de o alumínio ser
trocado por bens de consumo pelo consumidor ou pelas instituições participantes
do Projeto Escola,..., e o quinto argumento, de caráter econômico, refere-se à
economia de energia elétrica. (LAYRARGUES,2002, p.191).
O texto abaixo foi extraído de um bilhete enviado aos pais:
Senhores pais, sabemos dos danos causados pelo lixo urbano no nosso meio
ambiente. O CETAP, através do projeto “DO NICHO AO LIXO”, tenta buscar
soluções para o problema. Iniciaremos nosso projeto com uma campanha de
coleta seletiva de latinhas de alumínio, para posterior reciclagem, pois o custo
energético para recuperar o alumínio é de apenas cerca de 1% do requerido para
extraí-lo do óxido de alumínio. Isto quer dizer que, quando jogamos no lixo, sem
o devido destino, uma latinha de alumínio, estamos desperdiçando energia e,
conseqüentemente, dinheiro.
Cada turma, juntamente com seu professor indicado, deverá trazer para a
escola,..., o máximo de latinhas vazias, de refrigerante, suco e cerveja. A turma
que trouxer o maior número de latinhas ganhará como prêmio um passeio a um
clube ou a um sítio.
Esperamos contar com a participação de todos, lembrando que o dinheiro
arrecadado nas campanhas ajudará na compra de uma copiadora para facilitar os
trabalhos de gráfica da nossa escola.