202
JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo, RS: Editora UNISINUS,1999
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte:
Autêntica, 2001.
LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean Claude (orgs.). História dos jovens 2: a época
contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia.
São Paulo: Zouk, 2005.
_________. A conquista do presente. Natal: Argos, 2001.
_________. A parte do diabo: resumo da subversão pós-moderna. Rio de Janeiro:
Record, 2004.
_________. O mistério da conjunção. Porto Alegre: Sulina, 2005.
_________.O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis:educação e comunidades. Chapecó, RS:
Argos,2005.
METZ, Christian, KRISTEVA, Julia, GUATARI, Félix, BARTHES, Roland. Psicanálise e
cinema. Cinetexto. São Paulo: Global editora, 1980.
MOVIMENTO, Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal
Fluminense. Juventude, educação e sociedade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do
cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo (orgs.) Juventude e sociedade: trabalho,
educação, cultura e participação. São Paulo: Editora Fundação Perceu Abramo, 2004.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a
emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
OLIVEIRA, Inês Barbosa e SGARBI, Paulo (orgs.) Redes culturais, diversidades e
educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PACHECO, Elza Dias (org.). Comunicação, educação e arte na cultura infanto-juvenil.
São Paulo: Edições Loyola, 1991.
PAIS, José Machado e BLASS, Leila Maria da Silva. Tribos urbanas: produção
artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.
_________.Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
_________.Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional –Casa da Moeda. 2003.
PEIRCE, W. Barnett. A construção do conhecimento, por Ernest von Glasersfeld in
PORTO, Maria do Rosário, TEIXEIRA, Maria Cecília Sanches, SANTOS, Marcos
Ferreira, BANDEIRA, Maria de Lourdes (orgs.). Tessituras do imaginário: cultura &
educação. Cuiabá: Edunic/CICE/FEUSP, 2000.