concepção, deverão ser observadas as características particulares de cada um deles, de
modo que funcionem de acordo com a sua definição.
Os estúdios de rádio, onde é gerada a programação, são compostos por salas
insonorizadas, onde existem os mixers, ou misturadores que permitem harmonizar as
saídas das salas do estúdio e sala de controle para transmissão em cadeia, se for o caso.
Nas salas do estúdio onde será emitida a mensagem, estão situados os microfones, que
captam os sons emitidos, vozes e eventualmente música ao vivo. Estes são enviados aos
equipamentos de mixagem e editoração, depois aos pré-amplificadores, amplificadores,
moduladores, estágios de potência e finalmente às antenas, para serem irradiados em
forma de ondas eletromagnéticas, capazes de se propagaram pelo espaço a longas
distâncias. Esses estúdios têm características distintas dos estúdios de gravação de
música. Nos estúdios de rádio, a sala de gravação da mensagem é geralmente composta
por revestimentos com características muito absorventes nas médias e altas frequências
para que a componente do som, resultante da voz humana, (que produz um espectro rico
em médias e altas frequências), que atinja o microfone seja quase exclusivamente som
incidente. Estas salas são geralmente revestidas com materiais como espumas, tecidos
ou cortiças.
Os estúdios de gravação são instalações físicas destinadas à gravação de som
que pode ser produzido pela voz e/ou por diversos tipos de instrumentos, produzindo
diversos estilos musicais. Idealmente, o espaço deverá ser projetado de forma a se
obterem as propriedades acústicas desejadas. Diferentes tipos de estúdios se adequam a
gravações de bandas musicais, dublagens e sons para filmes, ou mesmo a gravação de
uma orquestra. À semelhança de um estúdio de radio e um estúdio de gravação típico,
consiste de uma sala, o "estúdio" propriamente dito, onde os instrumentistas e vocalistas
fazem suas execuções; e de uma "sala de controle", onde estão os equipamentos de
gravação e manipulação do som (MEHTA et al., 1999).
O objetivo da gravação e posterior p1ayback é proporcionar uma experiência
que recria a performance original. Algumas performances nunca são ouvidas por uma
platéia em sua forma original e só existem como sinais eletrônicos.
No caso mais simples, o som é gravado através de um microfone e sua única
interação com a sala é durante o monitoramento. Quando existem vários músicos, a
gravação pode ser feita com todos os músicos presentes ao mesmo tempo, ou com
músicos tocando suas partes em estúdios independentes. Quando músicos tocam juntos,