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Afinal, as professoras se sentem preparadas para trabalhar na Educação
Infantil?
“De maneira nenhuma, eu acho que isso vai acontecendo no dia a dia, o tempo
todo, a gente nunca está preparada. Eu acho que hoje eu penso assim... Agora, eu
acho que eu aprendi um pouquinho... Aí, eu vejo que tenho muito mais a aprender e
tenho muita coisa ainda pra descobrir, pra crescer e pra desenvolver mesmo...
Acho que está caminhando, mas estar preparada, eu acho que nunca vai estar.”
(Depoimento de uma professora da CEMEI Margarida da Silva Duarte, 2009).
“Me sinto, claro que me sinto, porque tudo você tem que “correr atrás”, você não
nasce sabendo. A própria experiência e necessidade faz com que você aprenda...
Eu acho que eu daria conta do recado sim, com certeza.” (Depoimento de uma
professora da CEMEI Vereador Nilo Dias Teixeira, 2009).
“[...] é uma pergunta um pouco polêmica pra mim, porque se eu falar que eu estou
preparada, eu acho que me podo, não busco mais conhecimento. Quando eu
respondo que não estou, é nesse sentido, de estar sempre buscando, porque eu
acho que a educação se faz tentando, ousando, buscando alternativas diferentes...
Mas eu acho que eu tenho experiência e quero adquirir mais, no entanto eu ainda
sinto muito a falta de uma formação, ainda que se tivesse que chegar lá no
doutorado, pós-doutorado, eu não quero ter essa concepção de já estar preparada,
estar pronta.” (Depoimento de uma professora da CEMEI Margarida da Silva
Duarte, 2009).
“Não... E eu acho assim, que preparada a gente nunca está, a gente vai se
preparando todo dia, todo dia... sempre.” (Depoimento de uma professora da
CEMEI Vereador Nilo Dias Teixeira, 2009).
“Me sinto. Eu gosto muito de trabalhar com as crianças menores, exatamente por
isso eu escolhi fazer o Normal Superior com ênfase na Educação Infantil. Com o
passar do tempo, você vai aprendendo a lidar melhor com essas crianças, o
jeitinho, as especialidades de cada um... Eu gosto muito.” (Depoimento de uma
professora da CEMEI Vereador Nilo Dias Teixeira, 2009).
“Preparada eu não me sinto, não posso dizer preparada... Eu acho que busco muito
estudar, entender, estar sempre em contato, lendo, refletindo sobre o que eu fiz
hoje... se foi bacana... Se eu acho que essa atividade hoje não foi legal, então vou
tentar fazer de uma outra maneira... Mas eu não me vejo preparada. Eu acho que
isso é muito bom, porque acho que talvez... “Ah, estou preparada”, não tivesse mais
o intuito de buscar e de tentar entender, acho que talvez estagnasse. Eu não me
sinto preparada, sinto que estou caminhando e que estou construindo coisas com
as crianças, mas preparada eu não sei se seria.” (Depoimento de uma professora
da CEMEI Vereador Nilo Dias Teixeira, 2009).
Em suas falas, as professoras revelam se reconhecerem como sujeitos deste
lugar, se espelhando como construtores histórico-sociais, recolhendo de suas
próprias experiências vividas, que é preciso enfrentar desafios, estar em constante
movimento diante do que o seu cotidiano lhes impõe. É necessário reconhecer no
encontro com o outro e nas diversas formas de ver o mundo, na busca de propostas
pedagógicas da contemporaneidade, alguns aspectos que julgam ser importantes
para elaboração e o exercício de suas atividades como professoras da Infância
pequena.