Foi assim que os egípcios conceberam Seth – deus das tempestades,
violento e perigoso –, os daímon
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para os gregos – “palavra usada
anteriormente (por Platão e sua escola) para exprimir a ação divina em geral,
distribuidora tanto dos bens quanto dos males” (NOGUEIRA, 2003, p. 21),
espíritos intermediários entre os deuses e os homens, e cuja acepção foi
transfigurada pela igreja católica nos demônios –, para os povos meso-
americanos Nahua de Chicontepec (atual região centro-leste mexicana) o mal
estava associado à divindade Tlacatecolotl – grande homem-coruja, deus do
bem e do mal –, Iblis no Islamismo – tentador dos homens e inimigo da
humanidade –, o ambíguo Satanás dos hebraicos – aliado e servidor divino, tal
qual é relatado nos capítulos 1 e 2 do “Livro de Jó”
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no Antigo Testamento.
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En los primeros siglos después de Cristo, el pensamiento filosófico griego continuó desarrollando ideas
que influyeron tanto en los autores cristianos como en los gnósticos. Los platónicos definían a los
demonios como seres intermediarios entre los dioses y los seres humanos. Estos seres pudieron asimilarse
sin dificultad a los ángeles judeocristianos. Para los platónicos, los demonios eran una mecha de bien y de
mal, según el grado en que lo irracional dominara sus almas. En el pensamiento homérico y en el griego
primitivo, no estaba clara la distinción entre un daimon y un theos: al igual que “dioses”, los “demonios”
eran manifestaciones del principio divino y, como éste, eran una mezcla de bien y mal. El famoso daimon
de Sócrates era un espíritu guardián cuya influencia aparentemente era benigna. Ya en la época de Cristo,
el término daimon era frecuentemente sustituido por daimonion, que tenía una connotación más negativa,
y los cristianos relacionaban a los daimonia con los ángeles malignos (RUSSELL, 1986, p. 59-60).
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Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também
Satanás entre eles.
O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e
de passear por ela.
Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele,
homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?
Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?
Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas
mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.
Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!
Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não
estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1:6-12)
Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também
Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.
Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a
terra, e de passear por ela.
Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele,
homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me
incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!
Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.
Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto
da cabeça. (Jó 2:1-7)