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Entrevistado — E eles mesmos já fazem a recomendação de nossa corretora. A
maneira que você mostra a qualidade de seu trabalho e o contato
fazem com que as pessoas te procurem. Então, o crescimento da
gente é feito com freqüência por meio de nosso relacionamento e
das indicações de nossos clientes e amigos.
Entrevistador: Nona pergunta: Quais são as ações para a busca ou
desenvolvimento de novos segmentos para produtos já
existentes? Supondo que você queira, por exemplo, buscar novos
negócios com os produtos que você tem de condomínio,
residência, automóvel, vida... ou você, simplesmente, nesse
momento, você não busca novos segmentos?
Entrevistado — Não, nesse momento a gente só... atua com os produtos novos,
mas oferecendo para os mesmos clientes da mesma rede, ou
seja, eu não estou ampliando esta rede. Então, é...
eventualmente quando me pedem... por exemplo, recentemente
me pediram um Seguro Garantia, aí eu tenho que “abrir o leque”.
Mas no momento isso não é foco.
Essa estratégia de só trabalhar com clientes indicados também
“blinda” um pouco a corretora de eventuais oportunistas e
fraudadores, evitando que seu nome fique exposto em demasia
ou se “deteriore” no mercado.
Entrevistador: E nesse caso, quais são os motivos que o levam a buscar tal
segmento? Você acabou respondendo à pergunta, sem querer,
na pergunta anterior.
Entrevistado — Na verdade a corretora existe há 13 anos, mas eu estou no
mercado desde 1974, ou seja, há 33 anos, e aí quebrar o que eu
conquistei com muito trabalho, pode acontecer em um minuto se
não tivermos cuidado com a operação. Daí a opção de só
trabalharmos com os clientes indicados, reduzindo ao máximo
nossa exposição a eventuais desgastes ocorridos por conta de
clientes mal-intencionados.
Entrevistador: Existe em seu planejamento a curto, médio ou longo prazos
qualquer expectativa de expansão geográfica de suas operações
geográficas?
Entrevistado — Não. Nossa intenção é manter a corretora onde ela está.
Entrevistador: Décima segunda pergunta: Então, por favor, dê um traço na
resposta.
Entrevistado — Não se aplica.
Entrevistador: A décima terceira pergunta também não se aplica, em função da
resposta... (Em caso afirmativo, o que o motivou a tomar tal
decisão?)
Entrevistado — Não se aplica, em função da resposta anterior.
Entrevistador: Décima quarta pergunta: Para manter o seu número de clientes e
nível de faturamento da corretora, vocês adotam alguma ação,
em especial, que vise à retenção desses clientes?