75
ARQUITETURA PROPOSTA
APRENDIZAGEM
Conteúdo Estratégia Conteúdo Estratégia
- Conhecer a importância da
gerencia de projetos na profissão
.
- Conhecer e analisar conceitos
sobre Gerencia de Projetos.
Apresentação da Disciplina e do
Plano de Ensino.
UNIDADE 1 – Fundamentos de
Gerencia de Projetos
Conceitos de Gerenciamento de
Projetos
Projetos de Tecnologia da
Informação
Características do PMI
Plano de Ensino.
Dinâmica de grupo.
Aula expositiva.
Exercício de fixação
Apresentação da Disciplina, do Plano de
Ensino e da proposta de pesquisa.
UNIDADE 1 – Fundamentos de
Gerencia de Projetos
1.1 Conceitos de GP (projetos,
gerenciamento de projetos,
patrocinador, stakeholders,) ;
1.2 Projetos de Tecnologia da Informação;
Características PMI (PMBOK, áreas de
conhecimento).
Observação: Os conteúdos trabalhados nesta
unidade poderão ser reforçados na fase 1
(escopo) do jogo Planager, elaborando-se
questões sobre os conceitos trabalhados
- Conhecer e analisar
conceituações básicas sobre o
perfil do gestor de projetos.
gerente de projetos
2.1 Conhecimentos do gestor de
projetos
2.2 Atitudes do gestor
2.3 Desenvolvimento da equipe
Aula expositiva dialogada,
Debates.
Exercício de fixação.
projetos
2.1 Conhecimentos do gestor de
projetos (gerente de projetos);
2.2 Atitudes do gestor;
2.3 Desenvolvimento da equipe
Sem alterações
Observação: Os conteúdos trabalhados nesta
unidade podem ser reforçados com
discussões em sala, citando-se os cenários
dos projetos a serem trabalhados.
Conhecer e analisar a área de
Gerenciamento de escopo
escopo
6.1 Iniciação
6.2 Stackholders
6.3 Escopo
6.4 Especificação
Aula expositiva dialogada,
Debates.
Exercício de fixação
6.1 Iniciação;
6.2 Stackholders;
6.3 Escopo; 6.4 Especificação.
(Planejamento do Escopo, Escopo
Preliminar, Declaração do Escopo
Preliminar, Criação EAP)
Aula expositiva dialogada. Debates.
Debates. Participação.
Exercícios de fixação (Carta de Projeto),
Planejar o escopo do projeto e criar EAP –
utilizando o projeto “Pintura de uma sala –
(corresponde a fase 1 e 2 do jogo
Planager)
- Analisar técnicas de
gerenciamento de projetos.
- Empregar esses conceitos na
análise de situações problemas.
gerenciamento de projetos
5.1 Integração de projetos
5.2 Tempo
5.3 Custos e Controle de
projetos
Aula expositiva dialogada,
Debates.
- Exercícios de fixação
(Project)
gerenciamento
5.1 Integração de projetos; 5.2 Tempo
(cronograma)
Definição de atividades
Sequenciamento de atividades);
Custos; Controle de projetos
Caminho Critico (método do diagrama
de precedência)
Aula expositiva dialogada. Debates.
Apresentação. Debates. Participação.
- Exercícios de fixação (Project):
Continuação do projeto “Pintura de uma
sala”: exercício de fixação (definição e
sequenciamento de atividades e caminho
critico (corresponde as fases 3, 4 e 5 do
jogo Planager.
- Avaliação (M1): desenvolvimento do
projeto “Construção de uma casa”
Aplicação dos conteúdos abordados
M1 – Prova (80%) + Exercícios fixação (20%)
Atividades interativas para aplicação
dos conteúdos anteriores - reforço
Desenvolvimento do projeto “Churrasco”
(jogo Planager)
- Desenvolvimento do projeto “Sistema
Web” (jogo Planager)
Quadro 4 – Re-planejamento do plano de ensino do professor
Fonte: elaborado pela autora