169
APÊNDICE D
EXEMPLO DO QUADRO DE CODIFICAÇÃO DE UMA DAS ENTREVISTAS
TEXTO ESCRITO
CODIFICAÇÃO
(Unidades de Análises)
E: Eu queria saber quantos alunos
autistas tem sua sala atualmente?
P: São seis crianças autistas
(8)
.
E: Quais as características das crianças
autistas pra você?
P: Assim, eu comecei, esse ano que eu
estou com autista
(9)
. O ano passado eu
estava com outras turmas. Não. Os
autistas são assim, eu estou estudando
também
(10)
, eles são crianças que ficam
mais isoladas
(11)
e assim umas às vezes
um pouco agressiva outras não
(12)
, mas
assim, sabendo lidar com eles é fácil
(13)
.
Não é muito difícil.
E: O que é saber lidar com eles?
P: Primeiro, tem que ter muito amor
(14)
,
tem que estar preparada para as reações
deles
(15)
, que variam de criança pra
criança
(16)
.
E: Você falou que é um trabalho fácil,
que não é difícil. O que quer dizer isso?
P: Não. Assim. No início, eu fiquei até
um pouco apreensiva
(17)
, preocupada em
lidar com essas crianças
(18)
, mas aí a
gente assim, ir buscando ajuda com o
pessoal que trabalha com a gente
(19)
, aí
você vai vendo que não é, é possível. E
assim...
E: O que você acha que é possível?
P: Não sei. Fazer com que eles se sintam
um pouquinho melhores junto com os
outros
(20)
, interajam melhor
(21)
. Assim...tô
tentando, tô buscando.
(8) Tendo, atualmente, 6 crianças autistas em sua
sala.
(9) Começando esse ano (2008) a estar com
crianças autistas.
(10) Estudando sobre autistas.
(11) Crianças autistas sendo crianças que ficam
mais isoladas.
(12) Crianças autistas sendo umas, às vezes, um
pouco agressivas outras não.
(13) Sendo fácil quando se sabe lidar com as
crianças autistas.
(14) Saber lidar com crianças autistas sendo ter
muito amor.
(15) Saber lidar com crianças autistas sendo estar
preparada para as reações delas.
(16) Reações das crianças autistas variando de
criança para criança.
(17) Ficando no início um pouco apreensiva.
(18) Preocupando no início em lidar com as
crianças autistas.
(19) Buscando ajuda com o pessoal que trabalha na
escola.
(20) Sendo possível, ao buscar ajuda com o pessoal
que trabalha na escola, fazer com que as crianças
autistas sintam-se um pouquinho melhor junto com
os outros.
(21) Sendo possível, ao buscar ajuda com o pessoal
que trabalha na escola, fazer com que as crianças
autistas interajam melhor.