105
texto escrito é uma tarefa cujo sucesso não se completa, apenas, pela codificação de idéias,
mas pelo cumprimento de várias etapas, que vão desde o planejamento, passando pela
escrita propriamente dita, até o momento da revisão e da reescrita. Conforme defendido
nos fundamentos teóricos desta dissertação, a natureza interativa da escrita impõe esses
diferentes momentos, cada um implicando análises e diferentes decisões de alguém que é
sujeito, que é autor de um dizer e de um fazer, para outro ou outros sujeitos, também ativos
e cooperantes.
Consideramos importante, também, destacar o fato de que o ensino de produção
de textos no ensino médio, principalmente na escola particular, destina-se a preparar os
alunos para o vestibular. Muitas vezes, as professoras evidenciaram isso para os alunos em
suas falas e, de forma mais implícita, nas propostas de produção, as quais priorizavam a
construção de textos de caráter dissertativo, modalidade mais comum nos vestibulares.
Em relação aos textos produzidos pelos alunos, verificamos que parte deles
mantém um nível de organização formal tradicional (introdução-desenvolvimento-
conclusão), conseqüência da forma como ainda se trabalha o texto na escola. Outros
aspectos que nos chamaram a atenção nos textos dos alunos foram: a baixa
informatividade, a falta de argumentos consistentes, a dificuldade em selecionar os
conteúdos dentro da temática proposta e, embora não tenha sido foco de nossa análise,
alguns textos, devido à diversidade lingüística, apresentam algumas falhas no aspecto
formal (erros de ortografia e de concordância). Isso vem reforçar a necessidade de se
trabalhar a reescrita na sala de aula, pois essas falhas poderiam ter sido sanadas no
momento da revisão do texto.
Ainda em relação à configuração textual, observamos que os alunos nem
sempre conseguiram elaborar seus textos conforme o gênero solicitado, sendo mais comum
o texto de opinião. Que os alunos, ao tentarem defender seus pontos de vista, construíram
textos com segmentos de discurso teórico e, em menor proporção, empregaram o discurso
interativo que foi destaque nas cartas. Identificamos também a ocorrência significativa de
modalizações, assinalando que, ora os alunos se comprometem com o que expressam,
interagindo com o destinatário, ora se distanciam, adaptando os argumentos ao que querem
defender.
Podemos dizer, então, que os textos analisados mantêm estreita relação com o
processo de ensino-aprendizagem de produção textual, que, a nosso ver, retrata a pouca