48
Márcia
1. O projeto O Dia na Sala de Aula é um dos elementos mais
importantes no meu planejamento diário. Recebemos os jornais na
segunda feira pela manhã bem cedo. Por isso nosso primeiro momento
é a separação e distribuição dos jornais paras as outrs 10 salas da
escola (Projeto Jornaleiro). Logo depois, a Classe Especial 1 arruma o
varal de notícias na frente da escola com as capas dos jornais da
semana. Separamos as capas do ATAQUE pois elas são expostas
também. Visto o grande interesse pelos esportes da comunidade
escolar. As reportagens de saúde e educação são destaques nos murais
da secretaria e dos professores. De livre acesso a todos que queiram
ler. Depois "lemos" juntos os jornais da semana para separarmos as
notícias mais importantes da semana para o "Mural de Notícias". Esta
parte é toda feita pelos alunos , sendo que a professora só auxilia como
"leitora" das reportagens selecionadas pela turma. No ATAQUE vemos
as tabelas dos campeonatos em andamento (carioca e/ou brasileiro,sul
americano) para atualização do mural. Mais tarde também abastecemos
a Hemeroteca da Escola com fotos, frases, algarismos, jogos, charges e
encartes. Eles são usados por todos os professores da escola em
pesquisas e trabalhos para exposição nos murais. A Classe Especial 2
faz a distribuição dos jornais no turno da tarde. Como a turma é mais
infantil que a da manhã ,eu costumo fazer jogos e brincadeiras com
palavras e fotos das revistas do jornal.
2. No cotidiano escolar o uso do jornal é bastante frequente.
Matemática: jogos como sudoku, tabelas do campeonato, encartes com
preços, etc. Português: Leitura e interpretação de reportagens, artigos,
cartas classificados; construção de manchetes, jogos de cruzadinhas e
produção de textos. História e Geografia: o jornal leva o aluno a
curiosidade dos fatos e lugares diferentes do mundo, como também
mostra encartes como destaque em temas históricos. Ciências: Toda
semana temos lido o destaque das reportagens sobre reciclagem, lixo,
energia alternativa etc. Estas são só algumas das atividades que
fazemos no nosso dia a dia.
3. Tanto o jornal, como a TV, o DVD e a Internet são usados nas
atividades da escola com os alunos dentro dos projetos trabalhados. O
Jornal serve de fonte de apoio para as pesquisas, como também a
internet. Nossa sala de leitura também é muito bem estruturada e os
alunos se sentem a vontade em usá-la. Já colocamos em nosso
planejamento de 2010 uma reformulação do uso e da troca de
experiências com o projeto, para que os professores novos se utilizem
melhor desta grande fonte de trabalho e apoio. O que percebemos é que
os alunos gostam de ver, conhecer e usar o jornal na escola,como
também levam este prazer de ler para casa.