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investimento no turismo, tão necessário neste setor que se caracteriza por ser
uma
atividade atípica,
na qual o bem não se desloca até o mercado:
Trata
-se de um bem que não se desloca até o local de consumo, sendo antes o
consumidor a deslocar-se a fim de consumir o bem; Trata-se de um bem de
luxo, e, por conseguinte, de um bem cujo consumo aumenta à medida que
aumenta a rendimento dos consumidores; Trata-se de um bem de exportação.
Na verdade, a venda de um produto ou serviço turístico consiste também num
ato de exportação, na medida em que o consumidor-turista vem adquirir a um
país estrangeiro algo não adquirido no seu próprio país, importando assim o
bem em causa (com única diferença de ter sido o consumidor
e não o produto
a deslocar-se até o local de consumo); Trata-se de um bem em que os atos de
aquisição e de consumo não são simultâneos, sendo antes defasados no tempo;
Finalmente, o turismo pode ser encarado como uma transferência espacial de
poder de compra, uma vez que os visitantes auferem os seus rendimentos num
local diferente daquele em que vão despendê-lo, havendo por isso lugar a uma
transferência espacial de rendimentos cada vez que alguém adquire um pr
oduto
turístico. (MATIAS, 2003:8)
Os países da América Latina têm aumentado o seu interesse pelo turismo, pois esta
atividade
dinâmica
pode servir como fonte de geração de renda, emprego, crescimento do
setor privado, aperfeiçoamento da infra-estrutura e, basicamente, para o enriquecimento
dos países e aumento da qualidade de vida das
pessoas
. O turismo também possui a
vantagem de não requerer o mesmo volume de investimentos e desgastes de recursos
para
colocá
-
lo
no mercado internacional que outras atividades requerem, tais como um
carregamento de minerais ou de produtos agricolas.
O incremento turístico é especialmente estimulado nos países em
desenvolvimento como suplementares a outras formas de crescimento
econômico, tais como manufatura ou exportação de recursos naturais
(OMT
2003:17).
Por ser uma atividade atípica, que vai além dos setores convencionais da
economia, abrangendo aspectos econômicos, sociais, religiosos, culturais, etc., o turismo
deve ser compreendido em sua totalidade para que possa vi
r a ser uma importante fonte de
riquezas para o país. Hoje, ele pode ser considerado como uma dimensão vital da
integração global e das atividades comerciais e que poderá vir a ser a maior fonte global
de trocas internacionais (VIETZE, 2008:3).