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Abordagem
qualitativa
Esta pesquisa aborda o tema como
pesquisa qualitativa, pois de acordo
com. Bryman (1989) a abordagem
qualitativa dá ênfase à forma de captar
a perspectiva dos indivíduos que são
objeto do estudo. A pesquisa
qualitativa não é adversa à
quantificação e pesquisadores
qualitativos podem incluir
procedimentos de enumeração em
suas investigações.
Através da pesquisa-ação, foi possível
verificar se o indicador OEE poderia auxiliar
no processo de identificação de perdas nos
equipamentos gargalos e no processo de
melhoria. No entanto, também foram
utilizados dados quantitativos (medição de
OEE, dos desperdícios e dados de produção
média dos equipamentos gargalos) e também
dados qualitativos (identificação e
classificação dos desperdícios. As
informações foram obtidas pela pesquisadora
através de observações, entrevistas e
relatórios da empresa estudada).
Método de
pesquisa-ação
Thiollent (2005) afirma que a
pesquisa-ação é um trabalho de
natureza empírica, concebido e
realizado em estreita associação com a
resolução de um problema coletivo, no
qual os pesquisadores e participantes
representativos da situação estão
envolvidos de modo cooperativo ou
participativo, objetivando endereçar
este problema de pesquisa em uma
organização. Coughlan e Coghlan
(2002) a pesquisa-ação sempre
envolve dois objetivos: resolver um
problema e contribuir para a ciência.
Este trabalho utilizou o método de pesquisa
ação, pois envolve o objetivo de resolução de
problema - elevação de uma restrição física -
e um objetivo de contribuir para a ciência -
como o indicador OEE pode auxiliar nos
trabalhos de elevação de restrição, seguindo
os passos da TOC. Sendo assim, o problema
de pesquisa deste trabalho é utilizar o OEE
para medir o desempenho da restrição e,
assim que cada vez que o indicador é
utilizado para a evolução do trabalho,
considera-se que há um ciclo de pesquisa-
ação. Além disso, a pesquisadora participou
de forma ativa da equipe de trabalho que foi
responsável pela realização dos ciclos da
pesquisa-ação.
Quadro 3.1 – Classificação da pesquisa
Segundo Thiollent (2005) e Coughtlan e Coghlan (2002), a abordagem desse trabalho
é caracterizada por pesquisa-ação. Tripp (2005) afirma que a pesquisa-ação é um termo
genérico para qualquer processo que seja um ciclo no qual se aprimora a prática pela
oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. Planeja-se,
implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para melhora da prática, aprendendo
mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação. Ainda
segundo esse autor, a pesquisa-ação é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de
pesquisa para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática.