Há, portanto, uma lacuna na investigação dos fatores relacionados ao
desempenho acadêmico durante o processo de formação do cirurgião-dentista,
evidenciada pela escassez de trabalhos nacionais e internacionais, especialmente
no que se refere a pesquisas com amostras representativas de estudantes,
compreendendo todo o período do curso de graduação em Odontologia.
Já no cenário das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do
Brasil, há a subutilização de dados acadêmicos potencialmente valiosos para a
gestão institucional
65
, especialmente frente à conjuntura atual caracterizada pelo
repensar do papel do ensino superior, na qual é discutida a institucionalização
da
avaliação promovida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
(Sinaes)
66
**, a expansão universitária promovida pelo Programa de Apoio a
Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)
67
***
e, em âmbito local, o projeto de expansão universitária da Universidade Federal
de Goiás (UFGInclui) - o qual instituiu o sistema de cotas e a implementação do
REUNI.
Sendo assim, a análise do desempenho acadêmico apresenta-se como
recurso auxiliar para tomada de decisão da instituição de ensino quanto à
necessidade de reorientação curricular; além de fornecer indicadores sobre a
contribuição das IES para o alcance das metas nacionais em educação superior;
e subsidiar a análise das alterações ocorridas no corpo discente ao longo dos
anos de graduação
6,12-5
. Sendo assim, considerando o contexto atual do ensino
odontológico e a vasta quantidade de dados acadêmicos gerados anualmente
pelas IES, a análise dos preditores do desempenho acadêmico mostra-se
importante para o acompanhamento da trajetória acadêmica, fornecendo
** Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes é formado por três componentes
principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes
avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a
responsabilidade social, o desempenho dos estudantes, a gestão da instituição, o corpo docente,
as instalações e vários outros aspectos. Possui uma série de instrumentos complementares: auto-
avaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de
informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da
qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País.
*** Programa instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, com o objetivo de propiciar a
inclusão, democratização do acesso e permanência de estudantes que apresentam condições
socioeconômicas desfavoráveis nos cursos de ensino superior. Suas diretrizes abordam a
preocupação em garantir a qualidade da graduação da educação pública a partir de uma formação
profissional mais abrangente, flexível e integradora. Para isto, faz-se necessária a reestruturação
curricular valorizando a interdisciplinaridade e favorecendo a superação da formação estritamente
profissionalizante e especialização precoce.