126
Anexo G – Referências Bibliográficas dos Planos de Ensino – PE15, PE16.
ARRIGUCCI JR., DAVI. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira.
Companhia das Letras, 1999.
ATHAYDE, Félix de. Idéias fixas de João Cabral de Melo Neto.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira
1998.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G.
Pereira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BANDEIRA, Manuel. A Versificação da Língua Portuguesa. In: _____. Seleta de Prosa. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cutrix, 2000.
BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros curriculares do ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília: MEC, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental
.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
– língua
portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CADEMARTORI, Lígia. Períodos literários. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1990.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo:
Companhia Editorial Nacional, 1965.
CEREJA, William Roberto. Uma proposta dialógica de ensino de literatura no ensino m
São Paulo: PUC-SP, 2004. Tese de Doutorado.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo
Horizonte: UFMG, 2003.
COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das
Letras,
1997
.
ELIOT, Theodore Eastern. De poesia e de poetas. São Paulo: Brasiliense, 1997.
FIORINI, José Luiz: SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto. São Paulo: Ática,
1991.
GERALDI, João Wanderley. O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001.
JOUVE, Vicent. A leitura. São Paulo: UNESP, 2003.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. 10ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 9ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais
de ensino de língua? Em aberto, Brasília, v.16, n.69, jan./mar.1996. Especial Livro Didático e
Qualidade de Ensino.
MOISES, Massaud. A criação literária. 8ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1997.
NUNES, Benedito. O tempo da narrativa. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1995.
GRAÇA, Paulino. Tipos de textos, modos de leitura. São Paulo: Formato, 2001.
PROENÇA Filho, Domício. A linguagem literária. São Paulo: Ática, 1986.
_______. Estilos de época na literatura. 12ª ed. São Paulo: Ática, 1991.
SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1989.
SOUZA, Renata Junqueirade. Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: Difusão
Cultura
l do Livro, 2004.