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RESUMO
Esteves, AAO. Análise de reprodutibilidade da autorreferência de
características vocais do questionário Condições de Produção Vocal – CPV.
[Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, 2010.
INTRODUÇÃO: No Brasil, não existem instrumentos para avaliar a condição de
produção vocal do professor, devido a isto, desde 1999, vem sendo construído um
instrumento, a partir das queixas destes profissionais, que se propõe a suprir esta
necessidade. Para tanto, é necessário constatar a reprodutibilidade da
autorreferência da dimensão dos aspectos vocais do questionário denominado
Condições de Produção Vocal do Professor (CPV-P). Verificar se um participante
ao relatar que possui sintomas como: rouquidão, cansaço ao falar, falha na voz,
entre outros, irá confirmar estas queixas vocais em um determinado tempo depois.
OBJETIVO: Avaliar a reprodutibilidade das questões referentes à dimensão vocal,
que fazem parte do instrumento CPV-P. MÉTODO: Foi realizado um estudo
transversal observacional com o objetivo de proceder ao teste de reprodutibilidade
de uma das dimensões do instrumento. A amostra foi por conveniência, recrutada
de forma seqüencial, entre professoras com distúrbio de voz que procuraram
tratamento fonoaudiológico em um hospital público da cidade de São Paulo. O
questionário foi preenchido, em dois momentos, com intervalo de 15 dias entre as
aplicações. As variáveis foram analisadas de forma descritiva e comparadas quanto
à situação teste-reteste, por meio do teste Kappa (p <0,05), a fim de avaliar a
concordância entre os resultados das duas aplicações do instrumento.
RESULTADOS: A população foi composta por 36 professoras da rede municipal de
São Paulo, a maioria casada (47,2%), com escolaridade superior (91,7%), entre 11
e 20 anos de profissão (55,7%), que leciona em educação infantil (61,1%), mais de
40h semanais (27,8%), em apenas uma escola (58,3%) e com classe definida
(80,6%). Em relação aos sintomas vocais, a maior medida de confiabilidade foi voz
grossa (k = 0,74) e a menor, rouquidão (k = 0,52). Quanto às sensações
laringofaríngeas, a medida que apresentou maior índice de confiabilidade foi dor ao
falar (k = 0,59) e a menor, o pigarro (k = 0,36). Em hábitos vocais no trabalho, o que
apresentou maior medida de confiabilidade foi beber água durante a aula (k = 0,88)
e o que registrou menor medida de confiabilidade foi falar em lugar aberto (k =
0,41). Nos aspectos vocais de natureza diversa, o maior índice de confiabilidade
registrado foi faltar ao trabalho por problemas de voz (k = 0,86) e o que apresentou
menor índice foi ter recebido orientação sobre saúde vocal (k = 0,54).
CONCLUSÃO: Os resultados indicaram que a dimensão dos aspectos vocais do
questionário (CPV-P) obteve, no estudo de reprodutibilidade teste-reteste, nível de
concordância entre regular e ótimo. A maioria dos coeficientes Kappa, para os itens
analisados do questionário, foram acima de 0,50 e os resultados indicaram que
estes e sintomas/sensações e hábitos são confiáveis para uso em estudos
epidemiológicos.
Palavras-chave: reprodutibilidade dos testes, questionário, voz, docentes.