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dado às peças individuais, com análises restritas. O autor comenta que nos últimos
anos a necessidade de se avaliar não somente componentes, mas também sistemas e
veículos como um todo, aliado aos grandes avanços tecnológicos, levaram a uma
mudança significativa a partir da qual a simulação passou a analisar forma,
instalação, funcionamento e fabricação de peças, sistemas e veículo. Conclui que
através do “Mock-up” Digital, isto é, da visualização dos componentes através de
figuras sólidas analisando-se arranjo, interferências, etc., Protótipo Virtual Funcional,
ou representação virtual do produto em condições de utilização e Fábrica Virtual,
representada pela simulação dos processos de fabricação e montagem do produto,
será possível uma transição efetiva da utilização de protótipos físicos para simulação
e prototipagem virtual no processo de desenvolvimento.
Este tipo de abordagem também é descrito por Grote; Sharp (2001) e,
segundo estes autores, a metodologia tradicional para projeto de um veículo era
baseada no ciclo “Projeto-Construção-Teste-Reprojeto”, onde todos os testes eram
executados utilizando-se protótipos físicos de alto custo. É indicado como tendência
atual a utilização do Ciclo “Estabelecer Objetivo – Detalhar – Sintetizar -
Confirmar”, facilitando a utilização de ferramentas analíticas em fases preliminares
do projeto e, acima de tudo, criando um ambiente propício para a divisão de
atividades e responsabilidades ao longo da cadeia de suprimentos, facilitando a
integração de fornecedores e sistemistas no processo de desenvolvimento.
Seguindo esta mesma linha quanto ao desenvolvimento de um novo veículo,
Rohde (2002) também salienta que uma vez definidos os requisitos baseados nas
expectativas do mercado e na experiência da empresa, as atividades subseqüentes
estão relacionadas à definição dos atributos necessários aos sistemas, subsistemas e
componentes. Após estas definições básicas de requisitos segue a fase de projeto,
desenvolvimento e otimização dos componentes, subsistemas, sistemas e veículo,
executada totalmente apoiada em prototipagem virtual e testes virtuais. A fase final
consiste na fabricação, montagem e teste destes componentes, subsistemas, sistemas
e veículo previamente desenvolvidos e validados através de simulação. Por fim é
indicada a fase de validação do produto proveniente da linha de produção, cujo
objetivo é a validação do processo final. O grande avanço tecnológico ocorrido é