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Construção Participativa de Indicadores de Sustentabilidade
• SOCIEDADE CIVIL
Cultura Participativa: a estratégia participativa de construção
desses indicadores foi valorizada pelos atores
Formação/atuação profissional:interfere positivamente na
estratégia com pessoas que têm um conhecimento formal e
maior aproximação com o tema, e negativamente para as
pessoas que não tem
Grau de engajamento: o envolvimento de um número restrito
de participantes é um fator limitante a continuidade do processo,
principalmente no momento da coleta de dados
Tipos de participantes: a diversidade de setores da sociedade
ainda é restrita para se falar em um processo efetivamente
participativo
• PODER PÚBLICO
Interesses no Projeto: a prefeitura me mostrou aberta e
interessada nessa estratégia, mas demora em resultados
desestimulou um pouco esse parceiro
Relação com o Projeto: o apoio do poder público ao Projeto
interfere diretamente no processo, no que diz respeito à
disponibilidade dos dados municipais e à incorporação dos
resultados nas políticas públicas
• PESQUISADORES
Postura do saber: a construção coletiva de conceitos foi um
fator muito positivo para essas estratégias. No entanto, as
técnicas, instrumentos e linguagem utilizada nem sempre foram
compreendidas por todos, limitando a aprendizagem de alguns
participantes.
Estratégias: os encontros com o Grupo gestor mais de caráter
operacional limitaram os momentos de reflexão e discussão
dentro do Grupo, não dando continuidade ao trabalho
desenvolvido com essas estratégia
Produção do conhecimento: a metodologia utilizada foi um
tanto complexa, dificultando no avanço mais rápido dos
resultados
• OUTROS
ANÁLISE: A construção de
indicadores é considerada importante
e necessária tanto para a sociedade
quanto para o poder público, para
estes como instrumentos de apoio às
tomadas de decisão, e para a
sociedade, como condição de
emancipação e participação concerta
nas políticas públicas. Nesse
aspecto, a sua importância é
reconhecida por todos. A escolha da
estratégia de construção participativa
desses indicadores é que se mostrou
um tanto limitada, não no aspecto
conceitual, mas no aspecto
operacional, de colocar em prática
essa proposta. A metodologia
experimentada é complicada e
demorada, causando desgaste aos
participantes, por etapas sucessivas
e descontinuadas, que não
permitiram um avanço substancial na
construção dos indicadores para o
município. A relação entre o
conhecimento do técnico e do leigo
precisa ser revista. Há que se
reavaliar o processo como um todo,
aperfeiçoar ou simplificar a
metodologia, não se abrindo mão da
discussão e participação coletiva,
mas verificando-se a melhor forma
de proporcionar essa participação,
dentro da necessidade de se agilizar
o processo e obter-se resultados
mais concretos em curto prazo.
Disponibilidade de recursos: a falta de recursos no projeto
pode ser um fator diretamente limitante da continuidade do
processo
Elaboração dos Cadernos Jaboticabal Sustentável
• SOCIEDADE CIVIL
Cultura Participativa: facilitou o desenvolvimento do processo
de construção coletiva do conhecimento
Formação/atuação profissional:não foi limitante, pois a
diversidade de conhecimento enriquece o processo
Grau de engajamento: exceto no primeiro número, percebeu-
se um número restrito de participantes envolvidos
Disseminação do conhecimento: ferramenta importantíssima
para a sistematização e disseminação do conhecimento no
município
• PODER PÚBLICO
Relação com o Projeto: a estratégia foi bastante apoiada pelo
Poder Público, inclusive financeiramente no início, e com
bastante participação dos funcionários
Interesses: apesar da utilização do material como referencia
nas atividades de alguma secretaria, observou-se um uso
político e propagandístico do material, com certa tentativa de
“manipulação” do conteúdo
ANÁLISE: Certamente a estratégia
de elaboração da série de Cadernos
Jaboticabal Sustentável foi a mais
bem sucedida em termos de
sistematização e disponibilização de
conhecimentos sobre a
sustentabilidade e sobre o município.
Utilizando-se de uma linguagem
simples e acessível, conseguiu
atingir um público amplo, dentre eles,
além dos parceiros, a população, o
poder público, as universidades e as
escolas, público-alvo do caderno.
Mas apesar do seu grande uso como
material de referência em alguma
situações, houve uma falha
estratégica no direcionamento
adequado de seu uso e distribuição,
que deveria ter sido trabalhado de
• PESQUISADORES