75
ela já “tavam” falando: “Ai, eu esqueci qual é minha profissão. Então eu, enfermeira,
estou virando dentista, num sei quê. Começa a haver um, um, uma, uma construção,
uma..., borrar essa linha de que separa as diferentes categorias. ENSP
Alguns acham que a, a Residência tinha que dar uma formação técnica pra cada
categoria. A gente discorda disso, mas existe essa tensão, né?! Porque, é, essa
formação é uma formação em serviços. Nós, da escola, temos a capacidade de dar essa,
essa, essa, é, formação no âmbito da saúde coletiva, né?! E essa especificidade, né,
colher é, é, é, material gastrointerino..., ou fazer algum tipo de procedimento
odontológico... Isso ou o profissional já vem com essa formação, ou ele tem a
possibilidade de fazer isso no serviço. Mas a gente não pode, aqui na escola, ensinar
e..., é..., de...técnicas, porque essas técnicas deveriam ter sido ou ensinadas na
graduação ou aprendidas durante a, o, a estada deles no serviço. ENSP
No caso da ENSP, percebe-se uma forte inclinação à formação mais voltada aos
saberes de campo e não aos saberes de núcleo. A especificidade da opção de não
realizar preceptoria por categoria, fortalece esse traço.
4.3.4 – Sistema de Avaliação
Para a pesquisa, o sistema de avaliação será visto como a gama de recursos
disponíveis para o planejamento, execução e análise dos processos avaliativos
implementados. Não se pretende, somente, conhecer os instrumentos formais de
avaliação criados, mas, principalmente, compreender a concepção do Programa acerca
da avaliação e o esforço institucional e pessoal direcionado a ações desta ordem.
Foi um trabalho de construir o projeto político pedagógico numa parceria muito
próxima especialmente com os professores, né, docentes, preceptores, supervisores..., e
a gente também sempre teve o cuidado de proceder uma avaliação anual do curso pelos
alunos. ISC
A história da concepção do PPP do ISC remete a um processo de construção
coletiva entre docentes, preceptores e tutores da instituição, configurando uma dinâmica
predominantemente interna, institucional, de elaboração do planejamento. O curso foi
pensado sob o eixo da Vigilância em Saúde, certamente fundamentado no conhecimento
da realidade regional e das necessidades de saúde formalmente registradas pelos
sistemas de informação. Todavia, não participaram ativamente, no momento da
construção, os trabalhadores das Unidades de Saúde.
Em relação à avaliação do andamento do curso, as entrevistas evidenciaram uma
tradição sólida de realização de processos avaliativos permanentes, além da