Resumo
Teixeira, Cristina Helena Evelyn Tinoco; Hemais, Bárbara. A
Multimodalidade do Gênero “Livro Didático de Língua Inglesa”:
imagem, texto e função. Rio de Janeiro, 2008. 146 p. Dissertação de
Mestrado – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro.
Esta pesquisa consiste numa investigação sobre a multimodalidade
presente no gênero ‘livro didático de língua inglesa’, onde textos verbais e não-
verbais dialogam para a construção de significado. A função do gênero se traduz
em objetivos de ensino/aprendizagem do idioma, e, embora pré-determinados
pelos produtores do gênero livro didático, os objetivos estão subjacentes à
utilização desses diferentes modos semióticos no livro didático. O estudo
examinou a visão que os aprendizes têm dos elementos visuais e verbais no livro
didático em relação a esses objetivos de ensino/aprendizagem de inglês. A
finalidade do estudo foi de avaliar o uso dos modos semióticos na produção dos
livros, fazendo uma relação com a recepção dos mesmos e refletindo sobre o
processo de produção dos livros. O estudo das percepções e da multimodalidade
presente no gênero foi feito sob a ótica de teorias de ensino/aprendizagem, gênero
discursivo, e análise de imagens e de textos multimodais. Para a análise, foi
utilizada uma amostra de unidades em livros desenvolvidos no Brasil para o
ensino de inglês como língua estrangeira e adotados na instituição onde foram
elaborados. Foram realizadas entrevistas com os aprendizes, em grupo, nessa
mesma instituição, para a avaliação das suas percepções quanto às funções das
unidades nos livros didáticos. Foram analisadas, também, as percepções destes
aprendizes/usuários quanto aos aspectos da multimodalidade, avaliando o peso de
diferentes elementos na composição das unidades. Nesta pesquisa foram
identificados possíveis problemas com as imagens em relação ao texto, imagens e
recursos visuais em relação ao sentido objetivado, e problemas quanto à
organização composicional destes modos semióticos nas unidades, o que sugere
várias questões sobre o processo de produção dos livros. Portanto, argumenta-se
pela necessidade de se aprimorar os conhecimentos dos produtores deste gênero,
em termos de multimodalidade, em prol da aplicação efetiva dos aspectos dos
diversos modos semióticos, visando uma aprendizagem efetiva de língua.
Palavras-chave: O ensino de LE; O Gênero do discurso; O Livro didático;
Multimodalidade; A imagem; A função do gênero.