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frente igualmente para uma ampla esplanada disposta num segundo terrapleno, de
forma retangular e nível mais alto, de acordo com a topografia local, igualmente
arrimado de pedras em todo o seu perímetro. A aplicação em termos atuais, dessa
técnica oriental milenar dos terraplenos, garante a coesão do conjunto e lhe confere
uma ênfase monumental imprevista. Ao longo dessa esplanada – o Mall, dos
ingleses – , extenso gramado destinado a pedestres, a paradas e a desfiles, foram
dispostos os ministérios e autarquias. Os das Relações Exteriores e Justiça
ocupando os cantos inferiores, contíguos ao edifício do Congresso e com
enquadramento condigno, os ministérios militares constituindo uma praça autônoma,
e os demais ordenados em seqüência – todos com área privativa de estacionamento
– , sendo o último o da Educação, a fim de ficar vizinho do setor cultural, tratado à
maneira de parque para melhor ambientação dos museus, da biblioteca, do
planetário, das academias, dos institutos, etc., setor este também contíguo à ampla
área destinada à Cidade Universitária com o respectivo Hospital de Clínicas, e onde
também se prevê a instalação do Observatório. A Catedral ficou igualmente
localizada nessa esplanada, mas numa praça autônoma disposta lateralmente, não
só por questão de protocolo, uma vez que a Igreja é separada do Estado, como por
uma questão de escala, tendo-se em vista valorizar o monumento, e ainda,
principalmente, por outra razão de ordem arquitetônica: a perspectiva de conjunto da
esplanada deve prosseguir desimpedida até além da plataforma onde os dois eixos
urbanísticos se cruzam.
10 – Nesta plataforma onde, como se via anteriormente, o tráfego é apenas local,
situou-se então o centro de diversões da cidade (mistura em termos adequados de
Piccadilly Circus, Times Square e Champs Elysées). A face da plataforma debruçada
sobre o setor cultural e a esplanada dos ministérios, não foi edificada com exceção
de uma eventual casa de chá e da Ópera, cujo acesso se faz pelo próprio setor de
diversões, como pelo setor cultural contíguo, em plano inferior. Na face fronteira
foram concentrados os cinemas e teatros, cujo gabarito se fez baixo e uniforme,
constituindo assim o conjunto deles um corpo arquitetônico contínuo, com galeria,
amplas calçadas, terraços e cafés, servindo as respectivas fachadas em toda a
altura de campo livre para a instalação de painéis luminosos de reclame. As várias
casas de espetáculo estarão ligadas entre si por travessas no gênero tradicional da
rua do Ouvidor, das vielas venezianas ou de galerias cobertas (arcades) e
articuladas a pequenos páteos com bares e cafés, e “loggias” na parte dos fundos
com vista para o parque, tudo no propósito de propiciar ambiente adequado ao
convívio e à expansão. O pavimento térreo do setor central desse conjunto de
teatros e cinemas manteve-se vasado em toda a sua extensão, salvo os núcleos de
acesso aos pavimentos superiores, a fim de garantir continuidade à perspectiva, e
os andares se previram envidraçados nas duas faces para que os restaurantes,
clubes, casas de chá, etc., tenham vista, de um lado para a esplanada inferior, e do
outro para o aclive do parque no prolongamento do eixo monumental e onde ficaram
localizados os hotéis comerciais e de turismo e, mais acima, para a torre
monumental das estações radioemissoras e de televisão, tratada como elemento
plástico integrado na composição geral. Na parte central da plataforma, porém
disposto lateralmente, acha-se o saguão da estação rodoviária com bilheteria, bares,
restaurantes, etc., construção baixa, ligadas por escadas rolantes ao “hall” inferior de
embarque separado por envidraçamento do cais propriamente dito. O sistema de
mão única obriga os ônibus na saída a uma volta, num ou noutro sentido, fora da
área coberta pela plataforma, o que permite ao viajante uma última vista do eixo
monumental da cidade antes de entrar no eixo rodoviário-residencial, - despedida