101
BURAK, D.. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-
aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,
Campinas, 1992.
______. Formação dos pensamentos algébricos e geométricos: uma experiência com
modelagem matemática. Pró-mat. – Paraná. Curitiba, v.1, n.1, p.32-41, 1998.
______. Modelagem matemática em sala de aula. I Encontro Paranaense de Modelagem
Matemática e Educação Matemática. 2004.
CALDEIRA, A. D. Modelagem matemática e a prática dos professores do ensino
fundamental e médio. In: I EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem na Educação
Matemática, 2004, Londrina. Anais do I EPMEM. Londrina : UEL, 2004. v. 1. p. 1-2.
______. Etnomodelagem e suas relações com a Educação Matemática na infância. In:
BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. (org.). Modelagem matemática na
educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007,
p. 81-97.
CAMILO, Antonio Vamir. Modelagem matemática: uma perspectiva para o ensino de
matemática no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do
Contestado. Caçador, SC. UnC, 2002.
CHIAROTTINO, Zélia Ramozzi. A teoria de Jean Piaget e a educação. In: Psicologia e
Ensino. São Paulo: Papelivro, 1980, p. 84-100.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e
Pesquisa, v. 31, n. 1, São Paulo Jan./mar. 2005. Disponível em
www.scielo.br. Acessado
em 13/04/2007.
DELVAL, Juan. Aprender a aprender. Campinas, SP: Papirus, 1998
DELVAL, Juan. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre, RS: Artmed,
2001.
EYSENCK, Hans J.. As formas de medir a criatividade: In: BODEN, Margaret A. (org.).
Dimensões da criatividade. Trad. Pedro Theobald. Porto Alegre: Editora Artes Médicas
Sul Ltda., 1999, p. 203-244.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática:
percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Escala sobre o clima
para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 1. Brasília
jan./abr. 2005. Disponível em
www.scielo.br . Acessado em 16/08/2007
FLEITH, Denise de Souza. A promoção da criatividade no contexto escolar. In:
VIRGOLIN, Angela M. R. (org.). Talento criativo: expressão em múltiplos contextos.
Brasília: Editora UnB, 2007, p. 143-157.