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(FN), Dia de prova (NP), Final de semana de prova (FP), Aula normal em período
que antecede em até 1 semana o período de provas (N1), Final de semana em
período que antecede em até 1 semana o período de provas (FN1), Aula normal em
período que sucede em até 1 semana o período de provas (N2), Final de semana
em período que sucede em até 1 semana o período de provas (FN2).
Para analisar a diferença entre as quantidades médias de acesso ao
Aprender em função da proximidade do período de avaliações, foi utilizado o teste t-
student para comparação entre médias, considerando-se o nível de significância
igual a 5%, possibilitando identificar, ao nível de 95% de confiança, os períodos em
que a quantidade de acessos varia significativamente.
Para realizar as análises das respostas foram utilizados o Microsoft
Excel, e os softwares BioEstat e Sphinx
.
A fim de que os dados coletados em relatório pudessem ser
analisados, optou-se por separar em três categorias distintas os vários recursos que
o Moodle disponibiliza na web. Alguns destes recursos são ferramentas essenciais
para que o professor crie, organize e estruture o curso proposto; tais recursos
incluem: cadastramento do curso, tutores, alunos e grupos, publicação de avisos,
construção do calendário do curso e inserção de materiais. Outras ferramentas, de
utilização exclusiva do professor, são as de gerenciamento, que permitem
administrar a vivência virtual do aluno, podendo obter dados de frequência, acessos,
notas e outras funções. Todos estes recursos possibilitam que o professor gerencie
totalmente o seu curso com ferramentas de trabalho e controle. A vantagem da
informática é que as opções de administração e controle são maiores, mais eficazes
e podem ser realizadas numa velocidade maior do que as de trabalho manual. Esses
recursos foram classificados na categoria “Administrativa”.
A segunda categoria determinada por esta pesquisa foi denominada de
“Interação”. Esta categoria contém recursos que permitem que se desenvolva uma
relação entre professor-aluno, aluno-aluno e aluno-professor, bem como uma
relação professor/professor. São recursos como calendário, agenda, chats, fóruns,
exercícios, glossários, lições, avaliações, testes e tantas outras atividades que
possibilitam tanto ao aluno quanto ao professor a troca de informações e a interação
online ou offline, permitindo a realização das atividades com flexibilidade de tempo,
de diferentes maneiras e cada um ao seu modo. Essa nova maneira de se lidar com
o ensino tem mudado a dinâmica de realização de tarefas, deixando os alunos mais