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Madrid
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, só para citar alguns exemplos), além das já conhecidas bibliotecas virtuais de busca
acadêmica (a exemplo do Scielo
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e da Biblioteca Virtual em Saúde
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). Outra possibilidade é a
implementação de conteúdos livres, fazendo a transição entre conteúdos proprietários
(Copyright
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) para conteúdos compartilhados (Copyleft
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, Creative Commons
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); além disso,
também é possível a abertura de conteúdos para o acesso livre; nesse caso, embora o conteúdo
não seja registrado com uma licença do tipo Creative Commons, por exemplo, ele pode estar
aberto ao público em geral; esse é o caso de algumas disciplinas cadastradas no Moodle
UFBA e cujo acesso é aberto a visitantes, sem restrição.
Outra possibilidade para a educação em rede são experiências que visam à construção
colaborativa, de forma que cada indivíduo se sinta na possibilidade de autonomizar-se e de
participar efetivamente da construção de conhecimento, saindo da perspectiva de consumidor
de informações e passando a valorizar seus conhecimentos e experiências de vida. Isso é
educação para a cidadania, é o olhar para o outro como parte de um todo, como um nó da
rede, tão importante quanto qualquer outro. Algumas experiências nesse sentido são os
congressos e seminários on-line que começam a ser frequentes na web, com inscrições
gratuitas e abertas a qualquer participante e que promovem espaços de debates e
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A Biblioteca Digital Mundial possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo
em um único lugar, de diversas formas. Esses tesouros culturais incluem – mas não estão limitados a –
manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos.
Disponível em: <http://www.wdl.org/pt/about/>. Acesso em: 29 mar. 2010.
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http://www.ucm.es/BUCM/servicios/6358.php.
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http://www.scielo.org/index.php?lang=pt.
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http://www.bireme.br/php/index.php.
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O Copyright, representado pelo símbolo ©, é um registro que restringe o direito à cópia de um produto
intelectual à entidade ou indivíduo que detém o registro. O Copyright é diferente do conceito de “direito
autoral”, que se refere ao direito dos autores com relação às suas próprias obras intelectuais, enquanto o primeiro
refere-se exclusivamente ao direito de reprodução da obra. Mais informações sobre Copyright disponíveis em:
<http://www.copyright.com>; acesso em: 11 abr.2010.
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O Copyleft, normalmente representado por um “c” invertido, é um mecanismo de usar a legislação de direitos
autorais com o objetivo de preservar as liberdades de cópia, utilização, difusão e modificação de uma obra
intelectual devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades
sejam preservadas em versões modificadas da obra. Mais informações em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft>. Acesso em: 11 abr.2010.
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Creative Commons (CC) é um projeto global, sem fins lucrativos, que cria um novo modelo de gestão dos
direitos autorais. Dedica-se a licenciar produções intelectuais através de uma licença que permite a cópia, mas
que também pode limitar a utilização da produção com relação a aspectos como: uso não comercial, proibição de
modificações, ou obrigar que obras derivadas sejam licenciadas seguindo o mesmo padrão. Ao licenciar um
produto com a licença Creative Commons garante-se a autoria do trabalho, que deverá ser sempre referenciada,
mas permite-se a cópia, utilização, modificação, dentro das especificidades definidas pelo autor no ato do
licenciamento, facilitando a difusão e o compartilhamento da produção, assim como a produção de outras obras
derivadas daquela. A filosofia das licenças livres, como a Creative Commons, é quebrar as limitações impostas
pela lei de Copyright que veda a cópia parcial ou total da obra. Mais informações sobre Creative Commons
disponível em: <http://creativecommons.org> e <http://www.creativecommons.org.br>; acesso em: 11 abr.2010.
No Brasil, o Projeto Creative Commons é coordenado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio
de Janeiro.