121
OLIVEIRA, Celina Couto de. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e
avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky : aprendizado e desenvolvimento : um processo
sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione, 1997.
OLIVEIRA, O. L.; Baranauskas, M.C.C. A Semiótica e o design de software. Techical
Report, IC-98-09. Disponível em: <http://www.ic.unicamp.br/reltec-ftp/1998/Titles.html>.
Acesso em: 27 jul. 2005.
_____. Design da interação em ambientes virtuais: uma abordagem semiótica. 2000. Tese
(Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e
Vygotsky:a relevância do social. 2. ed. São Paulo: Plexus, 1998.
PESSOA, M.C.F. Computadores na Educação: Projetos baseados na internet. In:
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 9, 2002, São
Paulo. Anais. São Paulo: ABED, 2002. Disponível em:
<http://www.abed.org.br/congresso2002/index.html>. Acesso em: 17 jul. 2005.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
_____. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
POCHO, Cláudia Lopes; AGUIAR, Márcia de Medeiros; SAMPAIO, Marisa Narcizo;
LEITE, Ligia Silva. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula.
2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
RABELLO, Roberto dos Santos. O desenvolvimento do software educacional segundo um
enfoque construtivista. Passo Fundo: UPF, 2004.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SANTOS, Neide. Design de interfaces de software educacional. Editora Livros
Eletrônicos, 2004.
SCHLEMMER, Eliane. Ambientes virtuais de aprendizagem: Metodologias para educação
a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Porto
Alegre: Artmed, 2005.
SILVA FILHO, João Josué da. Conputadores: Super-heróis ou vilões?: Um estudo das
possibilidades do uso pedagógico da informática na Educação Infantil. Florianópolis, SC:
UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 2000.
SILVA, Cassandra Ribeiro de Oliveira. Bases pedagógicas e ergonômicas para concepção
e avaliação de produtos educacionais informatizados. 1998. Dissertação (Mestrado em
Engenharia da Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção,
Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o Behaviorismo. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 1999.
_____. Tecnologia do ensino. São Paulo: E.P.U., 1972.