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QUADRO 4 – Dez escolas de pensamento sobre formação de estratégia
DESIGN
Formação de
estratégia é um
processo
conceitual
1. Um processo de pensamento consciente e controlado
2. O executivo principal é “O Estrategista” (responsável pelo controle e consciência)
3. Modelo de formação de estratégia simples e informal
4. Estratégias são o resultado de “design” criativo
5. Estratégias abrangentes, explicitas e articuladas
6. Implementação segue a formulação
PLANEJAMENTO
Formação de
estratégia é um
processo formal
1. Processo controlado, consciente e formal decomposto em etapas
2. Baseado em “check-lists” e técnicas
3. O executivo principal tem a responsabilidade pelo processo global em princípio;
assessores de planejamento são responsáveis pela execução na prática
4. Estratégias abrangentes explicadas e então implementadas através de atenção
detalhada para com objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais
POSICIONAMENTO
A formação de
estratégia é um
processo
analítico
1. Estratégias são genéricas, mais especificamente posições tangíveis e comuns
no mercado
2. O mercado é econômico e competitivo
3. Processo analítico baseado em cálculos
4. Estratégias podem levar a outros tipos de estratégias (funcionais) e podem
definir grupos estratégicos em indústrias
5. Analistas têm um papel central no processo, mas os administradores controlam
oficialmente as escolhas
6. Estratégias abrangentes a ser articuladas e implementadas
EMPREENDEDORA
A formação de
estratégia é um
processo
visionário
1. Estratégia é uma perspectiva na mente do líder (um sentido de direção a longo
prazo, uma visão do futuro da organização)
2. Processo semiconsciente baseado na experiência e intuição do líder
3. Controle rígido da formulação e implementação pelo líder
4. Visão estratégica maleável e estrutura responsiva e simples
5. Estratégia toma a forma de estabelecimento de nicho, protegido das forças da
concorrência
CULTURAL
Processo
baseado em
prescrições
normativas sobre
como
implementar
estratégias
formuladas
1. Processo de comportamento coletivo baseado em crenças comuns
2. Estratégia toma a forma de perspectiva, enraizada em intenções e refletida em
padrões
3. Coordenação e controle são normativos e baseados em crenças comuns
4. Organizações tendem a ser proativas em relação ao ambiente
5. Perspectiva estratégica permanente enfatizada pela cultura e ideologia
COGNITIVA
A formação de
estratégia é um
processo mental
1. Processo cognitivo que ocorre na mente do estrategista
2. Estratégias são perspectivas ou conceitos
3. Processo de formação de estratégia é enviesado pelas capacidades cognitivas
restritas
4. Estratégias são difíceis de alcançar, não-ótimas quando alcançadas, e difíceis de
mudar
5. Estrategistas variam amplamente em seus estilos de formação de estratégia
AMBIENTAL
A formação de
estratégia é um
processo passivo
1. Ambiente dita a estratégia
2. Não há nenhum processo ou estrategista interno
3. Estratégias são posições ou nichos
DE APRENDIZAGEM
A formação de
estratégia é um
processo
emergente
1. Controle deliberado não é possível, e a formação de estratégia é um processo de
aprendizagem ao longo do tempo
2. Formulação e implementação são inseparáveis
3. Um sistema coletivo de aprendizagem
4. As ações são entendidas em retrospecto
5. O papel do líder é administrar o processo de aprendizagem estratégica
6. Estratégias aparecem primeiro como padrões percebidos em ações passadas
POLÍTICA
A formação de
estratégia é um
processo de
poder
1. O processo é fundamentalmente político
2. Estratégias tomam a forma de tramas e não de perspectivas
3. Não há nenhum ator dominante interno, mas sim grupos
4. Externamente, a organização promove estratégias deliberadamente agressivas
5. Conflitos interno acontecem em tempos de grandes mudanças
6. Internamente, a estratégia é um reflexo da distribuição de poder entre indivíduos
e grupos de influência
DE CONFIGURAÇÃO
A formação de
estratégia é um
processo
episódico
1. Comportamentos de organizações são melhor descritos como configurações de
dimensões relacionadas a estado e tempo
2. O processo pode ser qualquer um dos anteriores, de acordo com tempo e
contexto
3. Há ciclos de vida na formação de estratégia
Fonte: Adaptado de Gimenez (2000).