Download PDF
ads:
vol. 01
ATELIÊ SANTOS
Santos / São Paulo
*
2007-2009
ATELIÊ SANTOS
vol. 01
FABRICIO LOPEZ
capa VOL01b.indd 1 01.03.09 23:13:57
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
capa VOL01b.indd 2 01.03.09 23:13:57
ads:
ATELIÊ SANTOS
*
vol. 01
mioloVOL01.indd 1 04.03.09 23:18:33
mioloVOL01.indd 2 04.03.09 23:18:34
A madeira e a luz - ATELIÊ SANTOS
FABRICIO DE JESUS BARRIO LOPEZ
Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Artes Plásticas da
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
orientador
Prof. Dr. LUIZ CLAUDIO MUBARAC
POÉTICAS VISUAIS
ECA - USP
2009
vol. 01
mioloVOL01.indd 3 04.03.09 23:18:34
banca examinadora
Prof. Dr. Evandro Carlos F. Poyares Jardim
Prof. Dr. Marcelo Mattos Araújo
mioloVOL01.indd 4 04.03.09 23:18:34
5
mioloVOL01.indd 5 04.03.09 23:18:34
6
Apresentação
Os dois volumes que integram esta dissertação compreendem a produção visual realizada entre 2003 - 2008, e a implan-
tação de um ateliê no centro histórico da cidade de Santos, no bairro do Valongo, a partir de 2007.
Através de documentação fotográca e anotações sobre o processo, o primeiro caderno constitui uma sucessão de
ações relacionadas a ocupação do próprio ateliê e a produção neste lugar, tendo como foco o desenho, a xilogravura e
a pintura.
O segundo caderno apresenta uma seleção de trabalhos em pequenos e grandes formatos, dando ênfase a sobreposição
de camadas de cor e possíveis aproximações entre a xilogravura e a pintura.
palavras chave: xilogravura / cor / grande formato / ateliê
mioloVOL01.indd 6 04.03.09 23:18:34
7
Abstract
The two volumes of this dissertation comprise the author’s artistic production from 2003 to 2008, as well as the imple-
mentation of an arts workshop in the historical downtown of the city of Santos, in the Valongo district, from 2007 on-
ward.
By means of photographic documentation and process notes, the rst volume comprises a series of actions related to
the setting up of the workshop itself and the artistic production which has taken place there, focusing on drawing, paint-
ing and woodcut.
The second volume introduces a selection of works, in small and large formats, emphasizing color overlaying and the
possible connections between woodcut and painting.
key words: woodcut / color / grand scale / arts workshop
mioloVOL01.indd 7 04.03.09 23:18:34
mioloVOL01.indd 8 04.03.09 23:18:37
Sumário
O CORPO 11
A TALHA E O GESTO 21
NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM – rema , rema , remador 35
A SEGUNDA PELE 54
VALONGO – ATELIÊ SANTOS
“Ateliê ltro coral na cidade marisco”
73
COR – paleta portuária 105
BIBLIOGRAFIA 122
mioloVOL01.indd 9 04.03.09 23:18:37
10
mioloVOL01.indd 10 04.03.09 23:18:37
11
O CORPO
mioloVOL01.indd 11 04.03.09 23:18:40
12
mioloVOL01.indd 12 04.03.09 23:18:50
13
mioloVOL01.indd 13 04.03.09 23:18:51
14
mioloVOL01.indd 14 04.03.09 23:18:51
15
mioloVOL01.indd 15 04.03.09 23:18:51
16
mioloVOL01.indd 16 04.03.09 23:18:52
17
mioloVOL01.indd 17 04.03.09 23:18:54
18
mioloVOL01.indd 18 04.03.09 23:19:04
19
mioloVOL01.indd 19 04.03.09 23:19:07
20
mioloVOL01.indd 20 04.03.09 23:19:14
21
A TALHA E O GESTO
mioloVOL01.indd 21 04.03.09 23:19:16
22
mioloVOL01.indd 22 04.03.09 23:19:17
23
mioloVOL01.indd 23 04.03.09 23:19:18
24
“A felicidade de percorrer a serra, ir ao encontro de algo familiar, a mudança da luz, temperatura, humor, os pensamen-
tos desaguam no estuário e o mar está mais próximo, ecoando sua presença de sal, de corpo-universo multidirecional,
sem lado, nem cima ou baixo”
mioloVOL01.indd 24 04.03.09 23:19:18
25
mioloVOL01.indd 25 04.03.09 23:19:29
26
mioloVOL01.indd 26 04.03.09 23:19:41
27
mioloVOL01.indd 27 04.03.09 23:19:44
28
mioloVOL01.indd 28 04.03.09 23:19:46
29
mioloVOL01.indd 29 04.03.09 23:19:49
30
mioloVOL01.indd 30 04.03.09 23:19:51
31
mioloVOL01.indd 31 04.03.09 23:19:54
32
mioloVOL01.indd 32 04.03.09 23:19:56
33
mioloVOL01.indd 33 04.03.09 23:19:57
34
mioloVOL01.indd 34 04.03.09 23:19:59
35
NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM rema , rema , remador
mioloVOL01.indd 35 04.03.09 23:20:02
36
mioloVOL01.indd 36 04.03.09 23:20:04
37
“A mecânica do papel - a sobreposição de camadas, impressões retiradas de diversas matrizes de madeira fazem o
papel trabalhar até o limite. As bras reagem no vinco e no rasgo da cor, compondo o painel como uma vela de barco
impressa. Não é possível domar o papel, é preciso dançar com ele...
O esforço necessário para conseguir extrair da madeira a presença da ação estampada no corpo do papel.
Percorrer um campo, uma salina, um deserto branco contraindo-se, despejando o corpo que respira sem horizonte.. no
m algo perde-se imediatamente, para ser recuperado em outro instante, em outro tempo.”
mioloVOL01.indd 37 04.03.09 23:20:04
38
mioloVOL01.indd 38 04.03.09 23:20:16
39
mioloVOL01.indd 39 04.03.09 23:20:28
40
mioloVOL01.indd 40 04.03.09 23:20:31
41
mioloVOL01.indd 41 04.03.09 23:20:34
42
mioloVOL01.indd 42 04.03.09 23:20:37
43
mioloVOL01.indd 43 04.03.09 23:20:39
44
mioloVOL01.indd 44 04.03.09 23:20:42
45
mioloVOL01.indd 45 04.03.09 23:20:45
46
mioloVOL01.indd 46 04.03.09 23:20:48
47
mioloVOL01.indd 47 04.03.09 23:20:50
48
mioloVOL01.indd 48 04.03.09 23:20:53
49
mioloVOL01.indd 49 04.03.09 23:20:56
50
mioloVOL01.indd 50 04.03.09 23:20:59
51
mioloVOL01.indd 51 04.03.09 23:21:01
52
mioloVOL01.indd 52 04.03.09 23:21:04
53
mioloVOL01.indd 53 04.03.09 23:21:07
54
• A SEGUNDA PELE
mioloVOL01.indd 54 04.03.09 23:21:09
55

colagem realizada na torrefação ‘O Rei do Café’ no bairro do Valongo
mioloVOL01.indd 55 04.03.09 23:21:12
56
mioloVOL01.indd 56 04.03.09 23:21:22
57
mioloVOL01.indd 57 04.03.09 23:21:32
58
mioloVOL01.indd 58 04.03.09 23:21:35
59
 
colagem realizada na galeria Gravura Brasileira / SP
mioloVOL01.indd 59 04.03.09 23:21:37
60
mioloVOL01.indd 60 04.03.09 23:21:43
61
mioloVOL01.indd 61 04.03.09 23:21:49
62
mioloVOL01.indd 62 04.03.09 23:21:54
63
mioloVOL01.indd 63 04.03.09 23:21:59
64
mioloVOL01.indd 64 04.03.09 23:22:05
65
mioloVOL01.indd 65 04.03.09 23:22:11
66
mioloVOL01.indd 66 04.03.09 23:22:16
67
mioloVOL01.indd 67 04.03.09 23:22:22
68
mioloVOL01.indd 68 04.03.09 23:22:27
69
mioloVOL01.indd 69 04.03.09 23:22:28
70
mioloVOL01.indd 70 04.03.09 23:22:29
71
mioloVOL01.indd 71 04.03.09 23:22:30
72
mioloVOL01.indd 72 04.03.09 23:22:31
73
VALONGO – ATELIÊ SANTOS
mioloVOL01.indd 73 04.03.09 23:22:33
74
desenhos realizados por artista andarilho na região portuária de Santos
mioloVOL01.indd 74 04.03.09 23:22:34
75
mioloVOL01.indd 75 04.03.09 23:22:34
76
mioloVOL01.indd 76 04.03.09 23:22:34
77
mioloVOL01.indd 77 04.03.09 23:22:35
78
mioloVOL01.indd 78 04.03.09 23:22:35
79
mioloVOL01.indd 79 04.03.09 23:22:36
80
mioloVOL01.indd 80 04.03.09 23:22:36
81
mioloVOL01.indd 81 04.03.09 23:22:37
82
mioloVOL01.indd 82 04.03.09 23:22:37
83
mioloVOL01.indd 83 04.03.09 23:22:40
84
mioloVOL01.indd 84 04.03.09 23:22:42
85
mioloVOL01.indd 85 04.03.09 23:22:44
86
“ O ateliê será sempre uma questão interna. Algo a ser preenchido, transformado, inamado dentro do artista.
O confronto consigo e com o espaço físico nos a dimensão deste vazio. O momento em que é necessário recolher
as vontades e devolvê-las para o mundo através do fazer. O ateliê é um habite-se, a natureza de tudo e de cada coisa.”
mioloVOL01.indd 86 04.03.09 23:22:44
87
mioloVOL01.indd 87 04.03.09 23:22:47
88
mioloVOL01.indd 88 04.03.09 23:22:50
89
mioloVOL01.indd 89 04.03.09 23:22:52
90
mioloVOL01.indd 90 04.03.09 23:22:55
91
mioloVOL01.indd 91 04.03.09 23:22:57
92
mioloVOL01.indd 92 04.03.09 23:22:59
93
mioloVOL01.indd 93 04.03.09 23:23:02
94
mioloVOL01.indd 94 04.03.09 23:23:04
95
mioloVOL01.indd 95 04.03.09 23:23:05
96
mioloVOL01.indd 96 04.03.09 23:23:08
97
mioloVOL01.indd 97 04.03.09 23:23:10
98
“Fazia sempre diferentes caminhos dentro do ateliê. Era preciso habituar-se a cada movimento e lembrar onde estavam
as coisas, os materiais, as ferramentas, as tintas e particularmente, eu mesmo.
O plano do urubu. Planar: forma em relação as correntes de vento.”
mioloVOL01.indd 98 04.03.09 23:23:10
99
mioloVOL01.indd 99 04.03.09 23:23:13
100
mioloVOL01.indd 100 04.03.09 23:23:15
101
mioloVOL01.indd 101 04.03.09 23:23:17
102
mioloVOL01.indd 102 04.03.09 23:23:19
103
mioloVOL01.indd 103 04.03.09 23:23:22
104
mioloVOL01.indd 104 04.03.09 23:23:23
105
COR - paleta portuária
mioloVOL01.indd 105 04.03.09 23:23:25
106
“A fusão do desejo e da técnica viabilizando a imagem e a imagem, por sua vez, exigindo sua própria carne e osso.
O porto e o centro histórico carregam a degradação de atividades comerciais que lutam contra imposições naturais...o
mangue, a água salobra, a presença vibrante da serra do mar, as árvores que nascem nas paredes esquecidas e colori-
das pelo tempo. A luz que banha este lugar está impregnada de sal, de fuligem das torrefações de café e enxofre dos
galpões do porto.
O lugar é construído desta luz, da memória xada nas paredes dos casarões que exibem um gradiente de cor indenida,
reetindo a consciência dos passantes acostumados com o esquecimento.
Lopes Leão mostrou o vermelho-rosa desta longitude.
A madeira tensiona o desenho e a cor principia-se na talha, golpes de luz que indicam a presença e a ausência da ação.
A matriz gravada como uma camada pictórica independente.
A imagem impressa aponta para os procedimentos da pintura, e a cor participa como elemento intuitivo, sobrepondo,
anulando e somando-se a camadas anteriores. A imagem surge, de forma não linear, transbordando conteúdos de ma-
trizes diversas.
Um jogo de signicados entre o desenho gravado, a cor e a imagem impressa.
Muitas vezes um trabalho diverso aponta o caminho, a cor, a trama a ser utilizada em uma outra imagem. Não posso
medir esse tempo, tampouco prever as inter-relações de signicados que levam meses para claricar, e por vezes se
dissipam sem cerimônia.
A formulação da cor atua de forma independente, e cada imagem exigirá uma necessidade técnica.
A paleta de cores desenvolvida para centro histórico de Santos reete a vontade de corresponder-se com o meio, ofer-
ecer algo que aproxime o trabalho do ambiente, do estado e da natureza das coisas.
O amarelo porto é uma lama verde do mangue, cor úmida.
O vermelho índio é o que vibra ao fundo das construções, o vermelho utilizado pelo artista andarilho da cidade, o de-
senhista portuário, político que constrói seus materiais com restos de gesso, giz, tinta industrial, sobras de armazéns,
terra e limo das construções.
O verde frontaria é a raspagem da Casa da Frontaria Azuleijada – antigo depósito na rua do Comércio.
O azul mercado alude a água do canal do porto,da bacia do Macuco de onde saem as catraias.”
mioloVOL01.indd 106 04.03.09 23:23:25
107
mioloVOL01.indd 107 04.03.09 23:23:28
108
mioloVOL01.indd 108 04.03.09 23:23:30
109
mioloVOL01.indd 109 04.03.09 23:23:33
110
mioloVOL01.indd 110 04.03.09 23:23:34
111
mioloVOL01.indd 111 04.03.09 23:23:35
112
mioloVOL01.indd 112 04.03.09 23:23:36
113
mioloVOL01.indd 113 04.03.09 23:23:37
114
mioloVOL01.indd 114 04.03.09 23:23:38
115
mioloVOL01.indd 115 04.03.09 23:23:39
116
mioloVOL01.indd 116 04.03.09 23:23:41
117
mioloVOL01.indd 117 04.03.09 23:23:44
118
mioloVOL01.indd 118 04.03.09 23:23:47
119
mioloVOL01.indd 119 04.03.09 23:23:49
120
“Demarcação ponto central: trabalho espiritural
Arte e função: resolver os problemas da matéria
Construção imaterial: pensamento e alma
Transbordamento de fora para dentro
Gravação Geral
Atmosfera: privilegiar os campos de cor e dar ênfase a linha
Trabalhar tons terrosos, cinzas e alaranjados. úmido, com suor.
O trem emanava da serra. A serra urge! A serra urde. A serra ruge! Muralha verde chumbo.
O tempo antigo em que arremessava pássaros verde claro/vermelho terra entre o continente e a ilha
para habitar a cidade entre os homens
o paredão verde luminoso negro e profundo.
O tempo modica-se, tomando o pulso em frequência com este volume de matéria viva com toda lama e animal
desconhecido.
Banho de claridade.
O que é o desejo: a navegação no próprio rio – íntimo e misterioso
que logo é mar – não existindo nada mais envolvente do que a água
esse mergulho com tempo determinado
é contra a própria natureza do humano.
Enxergar o vale, a cidade estendida
Esparramada entre faixas sinuosas de calda prata
A beleza e o medo de remar para o inevitável”
mioloVOL01.indd 120 04.03.09 23:23:51
121
mioloVOL01.indd 121 04.03.09 23:23:51
122
Alexander, Caroline. Endurance: a lendária expedição de Shackleton à Antártida. São Paulo, Companhia das Letras,
1999.
Araújo, Hilda Pereira de. Santos: uma história de pioneiros, piratas, revoltas, epidemias, carnaval e futebol. Santos,
Realejo Edições, 2007.
Balzac, Honoré de. Le Chef-d’oeuvre inconnu et autres nouvelles. França, Éditions Gallimard, 1994.
Camargo, Iberê. Gaveta dos Guardados. São Paulo, Edusp, 1998.
Carrera, Eduardo. Os estudos de Leonardo da Vinci sobre a arte da pintura. Brasília, Imprensa Ocial, 2000.
Costella, Antonio. Introdução a gravura e a história da xilogravura. Campos do Jordão, Editora Mantiqueira, 1984.
Ferreira, Orlanndo da Costa. Imagem e Letra. São Paulo, Edusp, 1994.
Forrier, Matthi. Hokusai.Paris, Biblioteque de l´Image, 2000.
Hashimoto, Madalena. Pintura e escritura do mundo utuante. São Paulo, Hedra, 2002.
Hemingway, Ernest. O velho e o mar. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1960.
Jabes, Edmond. A Obscura Palavra do Deserto. LIsboa, Edições Cotovia, 1991
Klee, Paul. Sobre a arte moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 2001.
Klee, Paul. Diários. Editora Martins Fontes, 1990.
• BIBLIOGRAFIA
mioloVOL01.indd 122 04.03.09 23:23:51
123
Klink, Amyr. Cem dias entre céu e mar. Rio de Janeiro, José Olympio editora, 1986.
Klink, Amyr. Paratii: entre dois pólos. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
Matisse, Henri. Escritos e reexões sobre arte. São Paulo, Cosac Naify, 2007.
Mennekes, Friedhelm. Joseph Beuys: Pensar Cristo. Barcelona, Herder, 1997.
Parke-Taylor, Elizabeth Prelinger and Michael. The symbolist prints of Edvard Munch. Yale University Press, 1996.
Pedrosa, Mário. Arte/Forma e Personalidade. São Paulo, Editora Kairos, 1979.
Pedrosa, Mário. Política das Artes; Otília Beatriz Fiori Arantes (org.). São Paulo, Edusp, 1995.
Pedrosa, Mário. Acadêmicos e Modernos; Otília Beatriz Fiori Arantes (org.). São Paulo, Edusp, 1995.
Rilke, Rainer Maria. Frutos e Apontamentos. Lisboa, Relógio d´agua editores, 1996.
Rothko, Mark. La réalitè de l´artiste. Paris, Flammarion, 2004.
Runoni, Priscila Rossinetti. Oswaldo Goeldi: iluminação, ilustração. São Paulo, Cosac Naify e Fapesp, 2006.
Silver, Larry and Wyckoff, Elisabeth. Grand Scale - Monumental Prints in the Age of Durer and Titian. Yale University
Press, 2008.
Sylvester, David. Entrevistas com Francis Bacon. São Paulo, Cosac Naify, 1995.
The Complete Woodcuts of Albrecht Durer. New York, Dover Publications, 1998.
mioloVOL01.indd 123 04.03.09 23:23:51
Fotografias:
Fabricio Lopez
mioloVOL01.indd 124 04.03.09 23:23:51
Agradecimentos
Thaís Badim / Flora Badim Lopez / Cláudio Mubarac / Elisa Bracher / Ulysses Bôscolo / Samuel Ornellas / Estúdio Diálogo
Uriama T. Menezes / Ana Calzavara / Xiloceasa / Daniel García / Ateliê Espaço Coringa / Associação Cultural Jatobá / Er-
nesto Bonato / Juvelina e Diamantino / Brunel Ricci / Evandro Carlos Jardim / Marcelo Mattos Araújo / José Reinaldo Rema
mioloVOL01.indd 125 04.03.09 23:23:51
FONTES helvetica neue e myriad pro PAPEL couché fosco 150 g/m2 TIRAGEM 9 exemplares IMPRESSÃO Inove
mioloVOL01.indd 126 04.03.09 23:23:51
vol. 02
ATELIÊ SANTOS
ATELIÊ SANTOS
vol. 02
FABRICIO LOPEZ
Santos / São Paulo
*
2007-2009
capa VOL02b.indd 1 01.03.09 23:25:47
capa VOL02b.indd 2 01.03.09 23:25:48
ATELIÊ SANTOS
*
vol. 02
mioloVOL02.indd 1 01.03.09 23:34:13
mioloVOL02.indd 2 01.03.09 23:34:14
A madeira e a luz - ATELIÊ SANTOS
FABRICIO DE JESUS BARRIO LOPEZ
Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Artes Plásticas
da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
orientador
Prof. Dr. LUIZ CLÁUDIO MUBARAC
POÉTICAS VISUAIS
ECA - USP
2009
vol. 02
mioloVOL02.indd 3 01.03.09 23:34:14
4
mioloVOL02.indd 4 01.03.09 23:34:17
para Thaís e Flora
mioloVOL02.indd 5 01.03.09 23:34:17
ÍNDICE:
tailândia
90 x 110 cm 2007
xilogravura sobre papel wenzhou aplicado na parede
04
casa da frontaria azuleijada
340 x 450 cm 2004
xilogravura em cores sobre papel debret
morro do pacheco
340 x 450 cm 2004
xilogravura em cores sobre papel debret
guindaste
340 x 450 cm 2002
xilogravura sobre papel debret
livro do início I
67 x 115 cm 2004
xilogravura em cores sobre papel debret
são jorge - (l.d.i. II)
67 x 115 cm 2004
xilogravura em cores sobre papel debret
mangue - (l.d.i. III)
67 x 115 cm 2004
xilogravura em cores sobre papel debret
álcool e sangue - (l.d.i. IV)
67 x 115 cm 2004
xilogravura em cores sobre papel debret
encarnacion
180 x 150 cm 2003
xilogravura em cores sobre papel debret
serra do mar
190 x 150 cm 2003
xilogravura em cores sobre papel debret
s/t
100 x 75 cm 2003
xilogravura em cores sobre papel debret
s/t
100 x 75 cm 2003
xilogravura em cores sobre papel debret
11
17
18
1912
14
20
2115
2216
mioloVOL02.indd 6 01.03.09 23:34:17
estandarte
100 x 70 cm 2005
xilogravura em cores sobre papel sommerset
s/t
100 x 70 cm 2005
xilogravura em cores sobre papel sommerset
s/t
100 x 70 cm 2005
xilogravura em cores sobre papel sommerset
triunfo
170 x 110 cm 2005
xilogravura em cores sobre papel debret
desejo e sorte
160 x 220 cm 2005
xilogravura sobre papel wenzhou
m de linha
10 x 8,5 cm 2006
xilogravura e texto tipográco sobre papel japonês
texto Márcia Vinci
enterro
10 x 8,5 cm 2006
xilogravura e texto tipográco sobre papel japonês
texto Márcia Vinci
historinha
10 x 8,5 cm 2006
xilogravura e texto tipográco sobre papel japonês
texto Márcia Vinci
la lutte
100 x 70 cm 2005
xilogravura sobre papel sommerset
s/t
96 x 66 cm 2006
xilogravura sobre papel jornal
s/t
96 x 66 cm 2006
xilogravura sobre papel jornal
s/t
170 x 115 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel debret
23
24
25
26
29
30
31
32
27 33
28 34
mioloVOL02.indd 7 01.03.09 23:34:17
série valongo I
100 x 70 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel sommerset
série valongo II
100 x 70 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel sommerset
série valongo III
100 x 70 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel sommerset
série valongo IV
100 x 70 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel sommerset
série valongo V
100 x 70 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel sommerset
série valongo VI
100 x 70 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel sommerset
série valongo VII
100 x 70 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel sommerset
muguet
160 x 140 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel canson
o galo e a sálvia
220 x 160 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel debret
s/t
220 x 160 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel debret
s/t
220 x 160 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel debret
s/t
220 x 160 cm 2007
xilogravura em cores sobre papel debret
35
41
4236
37 43
38 44
39 45
40 46
mioloVOL02.indd 8 01.03.09 23:34:17
9
mioloVOL02.indd 9 01.03.09 23:34:17
10
mioloVOL02.indd 10 01.03.09 23:34:18
11
mioloVOL02.indd 11 01.03.09 23:34:18
12
mioloVOL02.indd 12 01.03.09 23:34:18
13
mioloVOL02.indd 13 01.03.09 23:34:19
14
mioloVOL02.indd 14 01.03.09 23:34:20
15
mioloVOL02.indd 15 01.03.09 23:34:21
16
mioloVOL02.indd 16 01.03.09 23:34:22
17
mioloVOL02.indd 17 01.03.09 23:34:24
18
mioloVOL02.indd 18 01.03.09 23:34:25
19
mioloVOL02.indd 19 01.03.09 23:34:26
20
mioloVOL02.indd 20 01.03.09 23:34:28
21
mioloVOL02.indd 21 01.03.09 23:34:30
22
mioloVOL02.indd 22 01.03.09 23:34:32
23
mioloVOL02.indd 23 01.03.09 23:34:35
24
mioloVOL02.indd 24 01.03.09 23:34:37
25
mioloVOL02.indd 25 01.03.09 23:34:40
26
mioloVOL02.indd 26 01.03.09 23:34:43
27
mioloVOL02.indd 27 01.03.09 23:34:44
28
mioloVOL02.indd 28 01.03.09 23:34:45
29
mioloVOL02.indd 29 01.03.09 23:34:46
30
mioloVOL02.indd 30 01.03.09 23:34:47
31
mioloVOL02.indd 31 01.03.09 23:34:48
32
mioloVOL02.indd 32 01.03.09 23:34:50
33
mioloVOL02.indd 33 01.03.09 23:34:53
34
mioloVOL02.indd 34 01.03.09 23:34:56
35
mioloVOL02.indd 35 01.03.09 23:35:00
36
mioloVOL02.indd 36 01.03.09 23:35:03
37
mioloVOL02.indd 37 01.03.09 23:35:06
38
mioloVOL02.indd 38 01.03.09 23:35:09
39
mioloVOL02.indd 39 01.03.09 23:35:13
40
mioloVOL02.indd 40 01.03.09 23:35:16
41
mioloVOL02.indd 41 01.03.09 23:35:19
42
mioloVOL02.indd 42 01.03.09 23:35:21
43
mioloVOL02.indd 43 01.03.09 23:35:26
44
mioloVOL02.indd 44 01.03.09 23:35:31
45
mioloVOL02.indd 45 01.03.09 23:35:35
46
mioloVOL02.indd 46 01.03.09 23:35:40
47
mioloVOL02.indd 47 01.03.09 23:35:40
Fotografias:
páginas
04 e 14 Fabricio Lopez
11,12, 15 à 34 Rogério Nagaoka
35 à 42 Brunel Ricci
43 à 46 Everton Ballardin
mioloVOL02.indd 48 01.03.09 23:35:40
Agradecimentos
Thaís Badim / Flora Badim Lopez / Cláudio Mubarac / Elisa Bracher / Ulysses Bôscolo / Samuel Ornellas / Estúdio Diálogo
Uriama T. Menezes / Ana Calzavara / Xiloceasa / Daniel García / Ateliê Espaço Coringa / Associação Cultural Jatobá / Er-
nesto Bonato / Juvelina e Diamantino / Brunel Ricci / Evandro Carlos Jardim / Marcelo Mattos Araújo / José Reinaldo Rema
mioloVOL02.indd 49 01.03.09 23:35:40
FONTES helvetica neue e myriad pro PAPEL couché fosco 150 g/m2 TIRAGEM 9 exemplares IMPRESSÃO Inove
mioloVOL02.indd 50 01.03.09 23:35:40
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo