Eneias Prado Capítulo 5: As Entrevistas e suas Análises
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de representação semiótica da Álgebra Linear são de difícil assimilação pelos
alunos, ainda mais se o espaço vetorial tratado é diferente dos espaços vetoriais
reais IR
n
.
Nos dados do Quadro 10, sintetizo os comentários da transcrição
apresentada aos entrevistados
Quadro 10: Segunda situação: comentários sobre a transcrição apresentada
Nome Resumo dos comentários
Mariana [...] Acho que ainda não é uma base.
.
Thaís
[...] Achei
bem contraditório, é o maior conjunto LI e o menor conjunto de
vetores. Isso não ficou muito claro. Ninguém corrigiu! Ninguém falou se era maior ou
menor. Ninguém falou mais nada! [...] É, gostei mais disso (aluno D), pois deu para
entender bem. Mas, depois o professor não disse mais nada, por exemplo, quem
estava certo.
Carol
O aluno
o aluno
.
Essas afirmações
opostas [...] Não sei, eu ficaria com o aluno D.
Juliano
O aluno
, [...] estava só tentando confirmar, para ver se aprendeu. Agora, o aluno
,
[...] Não entendi muito bem o que ele quis dizer [...] O aluno C, está ainda mais
perdido [...] O aluno D está com a definição completa[...].
Rodolfo
O aluno
:[...] Acredito que
tem que ser o maior conjunto
, que
vetores. Porque o espaço dos polinômios de grau menores ou iguais a dois tem
dimensão três, então no máximo tem três vetores LI, acho que ele quis dizer isso.
[...] É! Agora eu não consigo entender exatamente o que ele (aluno C) estava
pensando. [...] A resposta do aluno D é a que define base.... [...] (ele) usa para
justificar justamente a definição de base, ou seja, que os vetores sejam linearmente
independentes e que gerem o espaço.
André
O aluno
.
Não existe esta questão de maior conjunto
. É um conjunto de vetores
LI que gera o espaço. [...] O aluno que acredito estar correto é o aluno D, pois é
esse exatamente o caso, um conjunto de vetores linearmente independentes que
gera esse espaço.
Bruno
Não lembro! Só lembro que tinha um negócio de maior e menor
, mas agora que
estão juntos não dá para saber qual é ... [...] É uma base porque é um conjunto
linearmente independente que gera esse espaço.
Fernando
O aluno
formada por um conjunto LI
, mas, oralmente, talvez
tenha dado uma resposta provisória, justificável, pois era um questionamento oral [...]
A resposta (do aluno C) pareceu meio vaga, pois não se sabe ao certo o
significado dos termos usados, quer dizer, pode ser que (o aluno) estava
dominando o assunto ou falou meio vago para aumentar as possibilidades de acertar.
[...] (O aluno D) conhece o assunto. Mas, como estamos avaliando uma resposta
oral, não teria muito sentido daí extrair uma certeza de se foi um chute ou uma
resposta segura.
Lucas
[...] quando se toma
o maior conjunto têm que ser com três vetores
e a partir
deles você consegue gerar os outros. [...] O menor conjunto de vetores que gera
todo o espaço. Isso é verdade! Porque se você tiver um conjunto com o
número de vetores menor vai ter algum vetor que não vai ser gerado [...] Assim,
tanto o aluno B quanto o aluno C estão corretos [...] Contudo eles trocaram a
causa pela consequência. [...] O aluno D apresentou a resposta mais completa.
[...] Os três apresentaram respostas condizentes [...]
Daniel
Os alunos
B, C e D, disseram noções de base distintas, estando todas corretas
.
[...]. No caso do maior conjunto LI, temos que levar em consideração que o
aluno conhece a dimensão [...]. A mesma coisa com o aluno C, pois [...] já tem a
ideia de LI, no entanto a ideia de ser o menor gerador possível lhe permite, no
caso de ser um conjunto LD [...] se tirarmos um vetor LD, o conjunto de vetores
tomado continuaria gerando o espaço. Ambos definiram base, mas cada um
deles da ênfase a uma noção.