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apoio educacional especializado constitui elemento importante nas decisões
educacionais escolares com as quais os gestores devem estar atentos.
Quadro 11. Categoria 5 – Considerações gerais feitas pelo professor
P1 “Tem que ter o material, o apoio, as pessoas especializadas tarem falando e vindo, né? Por
que fica difícil, né? Só incluir e a gente tá cuidando dessas crianças nesse horário eu não
vejo resultado. Por que a criança vem e fica na escola, às vezes é tão corrido que você
acaba fazendo outras atividades com outras crianças e você até dá atividade..”.
P2 “Por que assim, a gente sabe que as deficiências do aluno trazem uma limitação para ele.
Então assim, não adianta eu querer fingir: – Aí, ele é igualzinho aos demais por que ele não
é. Apesar de ele tá inserido na sala, ele tem a limitação dele. Como o outro lá tem a dele”.
P3
“Então acho que até para você colocar na escola tem que ter um limite. O aluno tem uma
deficiência, então tem que ter um limite. Passou daquilo, ele tem que ir para um lugar que
realmente vai atender as necessidades dele. Aí vamos supor, ele tá dentro daquele limite
que você atendeu, aí você precisaria de um apoio relacionado aquilo, para te ajudar”.
P4 “Bom, eu não tenho o que eu falar. Tá ai, existe a inclusão e a gente tem que aprender a
trabalhar com esses alunos, né? Assim, esses alunos me marcam muito. Por que assim, o
que me levou a estudar mais, buscar mais e melhorar a cada dia como profissional na minha
prática e ter mais consciência do meu trabalho foi uma aluna que tinha uma síndrome”.
P5 “E assim, tem que ter paciência, por que ao longo do tempo você vai conhecendo a criança,
você vai entendendo o jeitinho dela e acredito que a gente consegue fazer coisa boa, né?”.
P6 “E eu sinto assim, que a inclusão é uma coisa muito além. Não é só o aluno de inclusão. Eu
acho que você tem assim, que enxergar todos os alunos com o mesmo respeito e vontade de
que eles desenvolvam o máximo que eles possam e respeitando os limites”.
P7 “Então é no decorrer do ano que você vai vendo o seu progresso, o seu trabalho, o
desenvolvimento da criança. É enriquecedor para o professor trabalhar com crianças
especiais por que modifica toda a sua prática pedagógica e foge do que você tem costume”.
P8 “Aí, para mim tá sendo muito bom por que eu tô aprendendo muito com a G. No começo do
ano eu que pedi para deixar ela na minha sala, foi eu quem pedi para deixar na minha sala.
Por que eu queria trabalhar com ela, né? Eu queria tá vendo qual o potencial dela, né? O que
ela aprende e o que ela não aprende”.
P9 “A maior sugestão que eu queria dar era maior apoio, maior apoio para o professor em sala
de aula, para que ele possa ter um direcionamento correto ou não, eu não sei, para tá
trabalhando com os alunos com uma determinada síndrome por que é muito difícil, né?”
P10 “Eu acho assim, que nas escolas deveriam mandar maiores materiais, até DVDS assim,
alguma coisa, para melhorar o ensino na sala de aula. Por que sentimos muita necessidade”.
P11 “Eu gosto muito da minha aluna e o comentário é esse, é um desafio, né? Eu só gostaria de
ser mais assistida, ter mais orientação, saber mais e ter mais opções de como ajudar”.
P12 “Ah, eu acho que tá sendo maravilhoso do começo do ano para cá. E agora eu já vi muita
diferença com eles, apesar de assim, não ter apoio nenhum, mas não é nem por causa disso
que você vai deixar correr, você vai atrás também, né?”.
P13 “Mas assim, precisa assim, como eu falei, de mais informações a respeito de cada
deficiência, né? Para a gente poder tá trabalhando melhor e adaptando melhor. Por que do
resto. Por que assim, eu peguei um aluno maravilhoso”.
P14 “Olha, a inclusão é uma montanha, que é difícil de escalar. Sabe, é assim, um trabalho
árduo, que nem eu tenho 21 alunos, um número ótimo, mas mesmo assim é difícil. É muito
difícil. Tem horas que você se sente perdida. Tem horas que você tá fazendo um trabalho e
você acha que você trouxe atividade super legal para ele, mas não foi nada interessante”.
P15 “É a primeira vez que eu tô trabalhando assim, com esse aluno. No começo do ano eu sofri
bastante com ele, mas agora não, agora a gente se entende bem, agora ele já me conhece”.
P16 “E é gratificante quando você vê o resultado. E as pessoas que tem medo e ressalva em
relação a isso, não tenha medo. É um trabalho maravilhoso para se fazer. É trabalhoso, é,
mas é um trabalho maravilhoso. Eu gostaria de ter condições de oferecer muito mais do que
eu tenho oferecido. Mas eu fico feliz de trabalhar com eles. Até me emociono”.
Legenda: P – Professor
Fonte: A autora