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Segundo os PCNs, o ensino da matemática constutui-se em relacionar as
observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras), e
relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. Nestas
relações, a comunicação tem grande importância. O “falar” e o “escrever” sobre a
Matemática, as representações gráficas, desenhos, construções, a lógica, o
processo de organizar dados, são aspectos fundamentais no processo de
construção do conhecimento.
A finalidade do ensino da matemática no ensino fundamental constiui-se
em instigar o campo das relações, regularidades e coerências, favorecendo a
estruturação do pensamento e desenvolvimento do raciocínio lógico,
oportunizando a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair. Essas
potencialidades fornecerão subsídios e experiências para a vida cotidiana: o
contar, comparar, operar quantidades, resolver cálculos de salários, pagamentos,
consumos, organização nas atividades da agricultura, pesca, e nas várias áreas
do conhecimento, na arte, na música, nos esportes, nas ciências sociais e da
natureza.
A proposta de construção do conhecimento matemático, conforme os PCNs
do ensino fundamental, estabelece a matemática como uma linguagem diferenciada
e que deve ser em trabalhada para que ao final do curso os alunos sejam capazes
de utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal
– como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir
das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes
intenções e situações de comunicação, relações pessoais, de situações de aprender
conceitos, utilizar procedimentos de simulações, tentativas, formular hipóteses,
comparar, perpassa pela resolução de problemas [...]. (MEC, 1997)
Um problema matemático requer situações de leitura, interpretação,
compreensão e construção dos esquemas mentais, através de uma seqüência de
ações ou operações para obter um resultado. Neste processo, a construção textual
exerce um fator preponderante no resultado do problema matemático. A pragmática
lingüística nos permite a análise da superfície textual, evidenciadas pelas
expressões indiciais, os termos modais e os significados das sentenças.
O ensino da Matemática, de certa forma, através das possibilidades de
organizar conteúdos, e contextualizar as várias áreas do conhecimento, permite uma