Atividades
03/2003 - 06/2005 Pesquisa e Desenvolvimento, FAPERGS
Linhas de Pesquisa:
Oficinas de leitura no CLIC: a formação de educadores para formar leitores: oficinas de
leitura e computador
3. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC RS
_______________________________________________________________________
_____
Vínculo institucional
2002 - 2002 Vínculo: bolsista IC , Enquadramento funcional: bolsista IC , Carga
horária: 20, Regime: Dedicação Exclusiva
Outras informações:
Preditibilidade: uma estratégia de leitura nas séries iniciais.
_______________________________________________________________________
_____
Atividades
03/2002 - 12/2002 Pesquisa e Desenvolvimento, Faculdade de Letras / CELIN
Linhas de Pesquisa:
Preditibilidade: uma estratégia de leitura nas séries iniciais
_________________________________________________________________________________
_____
Linhas de pesquisa
1. Oficinas de leitura no CLIC: a formação de educadores para formar leitores:
oficinas de leitura da literatura infantil no Colégio Marista Champagnat
Objetivos:Esta pesquisa, baseada na hermenêutica de Paul Ricoeur, tem como
objetivo estimular o hábito da leitura, através de uma metodologia criativa focada
na temática “Quem sou eu?”, ou seja, na descoberta de si e do mundo pela
criança através da leitura da literatura infantil, em alunos de séries iniciais do
Colégio Marista Champagnat, visando à formação de leitores ativos, críticos e
interessados. As atividades lúdicas aplicadas antes e após a leitura estimulam a
criatividade e o raciocínio lógico de cada aluno. E a constante associação das
histórias e atividades às respectivas unidades progressivas próprias da temática
“Quem sou eu?” permite um maior avanço na compreensão e, conseqüentemente,
no prazer e hábito da leitura, garantindo suas incontáveis contribuições, tanto no
âmbito intelectual como emocional. Desde o ano de 2004, os alunos participantes,
ao concluirem a Oficina sob a temática "Quem sou eu?", são convidados, no ano
seguinte, a participarem novamente da Oficina, porém sob a temática intitulada
"Eu no mundo das linguagens". Esse tema mantém a essência lúdica e criativa do
método, mesclando o texto literário com as diferentes linguagens existentes, como
música, pintura, modelagem, cinema, televisão, quadrinhos, propaganda, jornal,
dança, teatro, culinária, etc, de maneira a continuar a incentivar o aluno a ler. A
partir de 2006, uma nova temática foi criada, possibilitando a continuidade dos
alunos na Oficina após o término da temática "Eu no mundo das linguagens". A
nova temática, intitulada "Eu sou as minhas leituras", mantém novamente a
essência lúdica do método, apresentando a literatura em seus diversos graus de
complexidade, desde livros imagens até poemas intimistas.
Palavras-chave: Literatura infantil, Leitura e ensino, Formação de leitores
Áreas do conhecimento : Literatura Infantil,Literatura e Ensino