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Coincidentemente com o desuso das Ferrovias, o ineficiente serviço de ônibus
municipal privado tanto na cidade capital como nas cidades intermédias adoece de falta
de ordenamento urbano e da ineficiente regulação dos entes das prefeituras como a
Empresa Municipal de Transito (EMETRA) da prefeitura da cidade da Guatemala. A
única forma de transporte massivo é por meio de ônibus municipais. Existe no litoral do
atlântico ou próximo ao principal porto de Santo Tomás de Castilla uma zona franca,
liberada de imposto, chamada “Zolic”, onde se produz muitos produtos para exportação.
Por outra parte, não existe um fácil e rápido acesso aos centros urbanos para os
trabalhadores. Atualmente, está-se realizando a gestão para obter um empréstimo para o
Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) e executar estudos para esse
porto voltar a ser um centro logístico para o comércio internacional. Além do anterior,
está apresentando-se no Congresso da República da Guatemala um projeto de lei que
permita declarar a região de Porto Barrios e Santo Tomás, ambos no Oceano Atlântico,
centros industriais e de serviços do Caribe, com o objetivo de atrair empresas nacionais
e da região, especializadas na área de cimento, fertilizantes, armazenagem e exportação.
Com a vigência do tratado de livre comércio DR-CAFTA é de prever que exista
uma mudança e migração dirigida aos centros urbanos que têm maior relacionamento
com o comércio internacional. Nesse sentido, poderia ser explicado pelo teorema
Stolper - Samuelson e o teorema de igualação de fatores
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para explicar este fenômeno.
Considere os efeitos da integração entre uma economia de menor
desenvolvimento e outra mais desenvolvida. Como indica Stokey (1996), que verificou
empiricamente o teorema de igualação de fatores, assinala em seu trabalho que a
integração (ou qualquer volume de comércio substancial) tenderá a igualar os preços do
fator, pelo que o prêmio por habilidade na economia de menor desenvolvimento
baixará, reduzindo os incentivos para adquirir o capital humano.
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Teorema de Stolper-Samuelson: Um incremento no preço relativo de um bem incrementa a renda real
do fator que se está utilizando intensivamente em sua produção e diminui a renda do outro fator.
O teorema refere-se ao fato de se impor uma tarifa sobre as importações, o preço relativo do fator
escasso aumenta, isto é, num país com abundância de mão-de-obra não qualificada, os
impostos protegem o capital e vão à contramão do salário. Nesse sentido, com a abertura
comercial, a relação w/r (salário real/PIB), e o salário real deveriam aumentar na Guatemala.
Teorema de Igualação de preços dos fatores: O “livre comércio” iguala as produtividades
marginais dos fatores de produção, isto é, suas retribuições relativas; desta maneira tende a
substituir, em parte, à mobilidade externa de fatores. No entanto, dita mobilidade não é perfeita,
o livre comércio gera uma tendência a igualar os preços relativos dos fatores, mas, na prática, isso não
é possível, já seja por rigidez salarial ou por outras causas. A essência desse teorema é a
existência de um intercâmbio indireto de fatores entre os países através do comércio de bens que
eles produzem.