71
RODRIGUES, M. H. F.; VEIGA, J. S.; ARAÚJO, M. S. T. O enfoque ciência,
tecnologia e sociedade aplicado no ensino médio por meio de textos científicos: a
leitura como instrumento de aprendizagem em física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE
ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória. Anais... Vitória, ES: UFES, 2009. p. 1-10.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre:
Artmed, 2000. 352 p.
______. A educação que temos, a educação que queremos. In: IMBERNÓN, F.
(Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed. Porto
Alegre: Artmed, 2000. p. 37-63.
SANTOS, M. E. V. M. Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS: rumo a
novas dimensões epistemológicas. Revista CTS, Lisboa, v. 2, n. 6, p. 137-157,
2005.
SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana:
resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em
Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular do estado de
São Paulo: física. São Paulo: SEE, 2008. 60 p.
SILVA, J. A.; KAWAMURA, M. R. D. A natureza da luz: uma atividade com textos de
divulgação científica em sala de aula. Caderno Catarinense de Ensino de Física,
Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 317-340, 1997.
SILVA, L. H.; FONSECA, V. G. A educação ambiental na representação dos alunos
do ensino médio: descompassos entre a proposta e a prática de ensino. In:
SEMINÁRIO IBÉRICO CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 3., 2004, Portugal. Anais...
Aviero: Universidade de Aviero/PT, 2004. p. 423-427.
SIMÕES, A. P.; PAIXÃO, F. Os incêndios florestais no estudo da química da
atmosfera terrestre. In: SEMINÁRIO IBÉRICO CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 3.,
2004, Portugal. Anais... Aviero: Universidade de Aviero/PT, 2004. p. 267-270.
SPINELLI, W.; QUEIROZ, M. H. S.
Matemática comercial e financeira. 9 ed. São
Paulo: Ática, 1993. 223 p.